O dia mundial das telecomunicações também serve como um momento de reflexão sobre inclusão e a crescente estratificação digital entre aqueles que detém acesso às tecnologias e os que nem mesmo remotamente foram atingidos por esta revolução.
Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa “distância”) e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar”, “conferenciar”.
São vias imprescindíveis para a disseminação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.
O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Tudo começou com o telégrafo e evoluímos até a popularização da Internet, a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É maravilhoso poder ter amigos de várias nacionalidades, este fenômeno nunca foi visto nem experimentado na nossa história.
Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral das Organizações das Nações Unidas, a capacidade de transmitir informação com rapidez através de grandes distâncias possibilitou a ampliação exponencial das atividades humanas, desde o envio de mensagens pessoais até abordagens de assuntos coorporativos e governamentais.
Apesar da data comemorativa ser inicialmente associada com a criação do telégrafo, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, em 2005, unificar a celebração com o Dia Mundial da Sociedade da Informação, popularmente chamado de “dia da internet”.
Todos os anos as celebrações dão ênfase a um tema específico. O tema de 2021 é “Accelerating digital transformation in challenging times”.
São vias imprescindíveis para a disseminação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.
As telecomunicações são de extrema importância, principalmente para um país com as dimensões do Brasil. Elas representam muito mais do que um serviço básico, são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas, considerando que, no momento atual em que o mundo enfrenta uma pandemia, os fluxos de comunicação a longa distância são responsáveis por uma enorme circulação de informações.
O dia mundial das telecomunicações também serve como um momento de reflexão sobre inclusão e a crescente estratificação digital entre aqueles que detém acesso às tecnologias e os que nem mesmo remotamente foram atingidos por esta revolução. Lembrar que essas facilidades nos foram concedidas como resultado de uma longa evolução. É necessário que todos e todas se conscientizem do impacto que as tecnologias da informação e da comunicação causam no ambiente político, econômico e social de cada cidadão!