Homem de 51 anos recebeu atendimento médico na unidade prisional após se queixar de fortes dores na cabeça, mas não resistiu e faleceu; outros dois detentos do CDP também estão com a doença.
Um detento de 51 anos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Paulo de Faria/SP morreu vítima de tuberculose em um hospital de São José do Rio Preto/SP, na última segunda-feira (25.mar).
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Marcos Pereira de Matos recebeu atendimento médico na unidade prisional após se queixar de fortes dores na cabeça nos dias anteriores.
De lá, foi encaminhado à Santa Casa de Paulo de Faria e, depois, ao hospital, no dia 13 de março, para mais exames. No mesmo dia, a direção do CDP fez uma busca ativa com outros detentos que tiveram contato com ele. Todos foram isolados e aguardam resultados dos exames.
Há dois detentos em tratamento de tuberculose e que estão na segunda fase – a de não transmissão. No presídio, segundo levantamento da SAP, há 1.157 presos, sendo a capacidade de 823.
O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Um boletim de ocorrência foi registrado por morte suspeita. A Polícia Civil investiga o caso.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos também.
A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
*Com informações do g1