Desgaste físico dos jogadores preocupa Corinthians em meio a maratona de jogos 

18
Técnico Dorival Júnior na partida entre Corinthians e Cruzeiro, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Dorival Júnior se baseia em dados para decidir time titular contra o Botafogo, antes de clássico contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.


O desgaste físico dos jogadores tem sido uma preocupação da comissão técnica do Corinthians, em meio a uma sequência de partidas e perto do primeiro confronto contra o Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Corinthians tem só dois dias de preparação para o jogo contra o Botafogo, neste sábado, às 18h30, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na reapresentação do elenco, na quinta-feira, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos fizeram trabalho regenerativo.

O técnico Dorival Júnior terá só o treino desta sexta-feira para decidir o time titular para enfrentar o Botafogo, não só com base em aspectos técnicos e táticos, mas também em limitações físicas.

Isso já tendo no horizonte o duelo contra o Palmeiras, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30.

Por isso, é possível que jogadores sejam poupados contra o Botafogo para estarem em condições físicas adequadas para o clássico. 

“Nós estamos fazendo rodada a rodada, jogo a jogo. Nós estamos buscando a melhor condição possível para cada atleta. Eu espero, naturalmente, todos os resultados de amanhã e depois de amanhã para uma definição completa da equipe”, disse o treinador corintiano em entrevista coletiva na quarta-feira, depois do empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, na Neo Química Arena. 

“Teremos jogos fundamentais daqui a para a frente, todos eles muito importantes, nas duas competições. Não podemos abrir mão de nenhuma delas.” 

Desde a retomada do Brasileirão depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Timão disputou quatro partidas em dez dias. São duas derrotas, um empate e uma vitória. 

Mas a maratona ainda está longe de terminar: haverá outras cinco partidas em 15 dias, com o time jogando no fim de semana e no meio de semana. 

Contra o Ceará, a comissão técnica poupou o zagueiro Gustavo Henrique, que estava voltando de uma recuperação de cirurgia para correção de hérnia inguinal. No jogo diante do Cruzeiro, o Corinthians preservou o zagueiro Cacá, também por controle de carga. 

Há precaução até mesmo entre os relacionados. Contra o Ceará, André Carrillo não começou como titular, segundo Dorival, por recomendação do departamento físico do clube. Ele entrou no segundo tempo e deu o passe para o gol da vitória, marcado por Talles Magno. 

O cuidado para evitar lesões musculares se justifica em um contexto de um elenco de opções escassas, especialmente no ataque, setor no qual o treinador corintiano tem cobrado reforços e sofre com a ausência de Yuri Alberto, artilheiro do Timão na temporada. 

Para o confronto deste sábado, o Corinthians não poderá contar com o meia Rodrigo Garro e o volante José Martínez, ambos suspensos devido ao terceiro cartão amarelo. 

No departamento médico, o volante Maycon, que trata de lesão muscular na coxa esquerda, e o lateral-esquerdo Hugo, que se recupera de cirurgia para tratamento de hérnia inguinal, são outros desfalques certos. 

*Com informações do ge