Deputado Carlão Pignatari comemora avanço histórico no turismo paulista 

21
Deputado Carlão Pignatari comemora avanço histórico no turismo paulista – Foto: Reprodução

Assembleia Legislativa deve aprovar ainda em agosto a criação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico; Carlão é um dos autores da lei que criou o programa e segue ampliando oportunidades para o setor.


O Estado de São Paulo está prestes a conquistar um avanço histórico no turismo. Ainda neste mês de agosto, a Assembleia Legislativa deve aprovar o Projeto de Lei que transformará mais 70 cidades em Municípios de Interesse Turístico (MITs), ampliando as oportunidades de desenvolvimento regional e fortalecendo a economia. O anúncio foi comemorado pelo deputado Carlão Pignatari, um dos principais defensores da pauta e um dos autores da lei que criou o programa há 10 anos.

“Durante a reunião de líderes da Assembleia Legislativa, foi definido o cronograma de tramitação do projeto, e estou confiante de que a aprovação ocorrerá ainda neste mês. Tenho orgulho de ser defensor do turismo, ter sido autor da lei que criou os MITs e de promover, com diversas leis, o fortalecimento do setor em todo o Estado”, afirmou o deputado Carlão.

A criação dos MITs foi um marco para o turismo paulista. Inspirado pela necessidade de democratizar o acesso a recursos e estruturar novas rotas turísticas, o deputado Carlão foi um dos principais articuladores da proposta, garantindo que municípios com potencial, mas sem o título de Estância Turística, pudessem receber apoio financeiro do Estado para investir em infraestrutura, sinalização, qualificação e promoção de atrativos.

Hoje, São Paulo conta com 245 municípios turísticos reconhecidos: 165 MITs e 80 Estâncias Turísticas, que geram emprego, renda e oportunidades. O turismo já representa cerca de 10% do PIB paulista. Com a aprovação dos novos 70 municípios, esse impacto tende a crescer, fortalecendo economias locais e impulsionando cadeias produtivas ligadas à gastronomia, hotelaria, eventos e comércio.

O deputado Carlão também destacou a importância do trabalho conjunto: “Quero parabenizar o presidente da Alesp, André do Prado, o secretário de Turismo, Roberto de Lucena, e a Comissão de Turismo, que selou esse importante acordo. É a união de forças para colocar o turismo paulista no patamar que merece. Vamos juntos transformar São Paulo em um destino cada vez mais forte e reconhecido”, afirmou.

O que é um MIT?

Os Municípios de Interesse Turístico são cidades com potencial reconhecido pelo Estado para desenvolver atividades turísticas. Embora não tenham o título de Estância Turística, recebem apoio e incentivo para investir em obras, eventos e divulgação. Criado por lei, o programa garante repasse anual de recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, permitindo que as prefeituras elaborem projetos de impacto para atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento regional.

Entre os municípios que devem ser incluídos na lista este mês estão: Americana; Andradina; Anhumas; Arapeí; Arealva; Arujá; Barão de Antonina; Bariri; Bastos; Bauru; Bom Jesus dos Perdões; Borborema; Caieiras; Cajati; Campinas; Capão Bonito; Casa Branca; Cássia dos Coqueiros; Castilho; Catanduva; Colina; Colômbia; Conchal; Corumbataí; Cravinhos; Dumont; Florínea; Gália; Guapiara; Guaraci; Ipaussu; Itaí; Itatinga; Jaguariúna; Lagoinha; Lorena; Louveira; Lucélia; Maracaí; Mesópolis; Mogi Guaçu; Monte Aprazível; Orindiúva; Ourinhos; Pedra Bela; Penápolis; Pindamonhangaba; Piquete; Potim; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santa Bárbara d’Oeste; Santa Cruz da Conceição; Santa Rita d’Oeste; Santana de Parnaíba; Santo André; Santo Antônio do Aracanguá; Santo Antônio do Jardim; São Sebastião da Grama; Sorocaba; Suzano; Tabapuã; Taquaritinga; Taubaté; Torre de Pedra; Tuiuti; Uru; Vargem Grande do Sul; Vinhedo; Zacarias — todos com atuação direta do deputado Carlão Pignatari na tramitação dos projetos.

O deputado Carlão finaliza reforçando que o turismo é uma das vocações mais promissoras do Estado: “A cada nova cidade reconhecida, ampliamos as oportunidades para gerar emprego, fortalecer a cultura local e valorizar o patrimônio histórico e natural de São Paulo. Turismo é desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa população”.