Votuporanga confirma 1ª morte por dengue em 2025 

530
Votuporanga confirma 1ª morte por dengue em 2025 – Foto: Reprodução

Vítima é Érika Silvia Doná Cipriano, de 48 anos, moradora do bairro Chácara Aviação; óbito ocorreu em 11 de janeiro. Morte é a primeira confirmada pelo Ministério da Saúde no Estado de São Paulo por dengue no ano.


A primeira morte por dengue do Estado de São Paulo em 2025 é de uma mulher de 48 anos, moradora do bairro Chácara Aviação, em Votuporanga/SP. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20.jan).

Segundo a prefeitura, o óbito foi registrado no dia 11 de janeiro. A morte também foi contabilizada pela Secretaria Estadual de Saúde. A vítima é a comerciante Érika Silvia Doná Cipriano, bastante conhecida pela atuação como militante política, empreendedora, além do envolvimento nas causas de Votuporanga.

Érika é filha do senhor Alcides Doná Cipriano e da senhora Áurea dona Cipriano. Ela deixou o filho João Leonardo Doná Cipriano Moreira; a neta Luiza Cipriano Doná; além de demais familiares e vasto círculo de amizade.

Informe Dengue de Votuporanga – Foto: Prefeitura de Votuporanga/Reprodução

Só neste ano são 201 casos confirmados na cidade, sendo cinco deles com o sorotipo 3, uma variante da dengue. Também foram confirmados três casos de chikungunya.

Em 2024, o município teve 11.706 confirmações e 14 óbitos por dengue.

Prevenção 

O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios. 

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão. 

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3