No exercício da profissão, com movimentos repetitivos, muitos terapeutas descuidam da própria saúde. Algumas atividades de fortalecimento muscular podem evitar tendinites, dores e outros tipos de doenças.
Embora cuidem da saúde e do bem-estar de seus pacientes, massagistas e massoterapeutas nem sempre conseguem guardar um tempo para si mesmos, ou não costumam se atentar para ações de prevenção a contaminações, afinal, realizam o mesmo movimento muitas vezes e atuam bem próximos aos clientes, com farto contato pele a pele.
Cuidar-se é tão importante quanto cuidar de seus clientes. O trabalho de um massoterapeuta é exigente, portanto, ter um bom regime de autocuidado é uma necessidade. Massagistas e massoterapeutas enfrentam não apenas o estresse mental e emocional de administrar um negócio ou gerenciar uma carreira, mas também o estresse adicional do esforço físico extenuante.
Seu compromisso com o autocuidado é uma indicação de que estes profissionais reconhecem a importância do equilíbrio na vida. Priorizar o autocuidado ajuda a se concentrar e a reduzir o estresse.
Como massagista no campo da saúde e do bem-estar integrados, os clientes esperam que o profissional dê bons exemplos. Ser visto ingerindo doces ou petiscos não saudáveis acaba causando estranheza entre os clientes, além de gerar desconfiança sobre o compromisso com os pacientes. Da mesma forma, um massagista ansioso, passa a sensação de estar sofrendo de ansiedade e estresse.
Praticar o autocuidado é tão importante para o sucesso do negócio de massagem terapêutica quanto gerenciar as habilidades de clientes e dos negócios. Afinal, um massagista machucado pode causar o mau uso da mecânica corporal ou exaustão física, o efeito em seus negócios pode ser devastador. Uma rotina de autocuidado saudável permite assumir a realização de um trabalho exigente.
Enquanto estiver no trabalho, o profissional deve usar uma mecânica corporal consistentemente boa, com vistas a minimizar o risco de lesões. Comer refeições leves e lanches saudáveis mantém a energia, assim como beber água. Quando possível, é ideal fazer pausas tranquilas ao longo do dia para descansar e reduzir o estresse. Fora do trabalho, sugere-se o autocuidado com alimentação equilibrada e exercícios regulares.
Lesões
Em circunstâncias típicas, parcela considerável dos massagistas e massoterapeutas não usa luvas, máscaras nem roupas de proteção. Isso tem um preço. O contato físico com os praticantes pode expor esses profissionais de saúde a uma ampla variedade de patógenos, que podem causar infecções potencialmente perigosas.
Os riscos envolvidos em subestimar as demandas físicas da massagem terapêutica são muitos. Da lesão relacionada ao trabalho ao esgotamento, os massoterapeutas que não têm uma compreensão completa da importância do autocuidado provavelmente sofrerão lesões em algum momento de sua carreira.
Mesmo os massoterapeutas que têm regimes regulares de autocuidado não podem garantir que nunca terão que lidar com lesões. Entretanto, é muito mais frequente a ocorrência de lesões articulares, musculares ou nevrálgicos, geralmente causadas por movimentos repetitivos ou má postura corporal. Esses processos levam os profissionais a desenvolver problemas como dores, torcicolos, bursites, tendinites, peritendinites e tenossinovite.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão – parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.
A condição causa dor e sensibilidade do lado de fora de uma articulação. Mesmo que a tendinite possa ocorrer em qualquer um dos tendões, é mais comum em torno dos ombros, cotovelos, pulsos, joelhos e calcanhares.
A bursite ocorre quando uma articulação fica dolorida e inchada. Geralmente, pode ser tratada em casa e deve desaparecer em algumas semanas. A área afetada também pode ser vermelha. Isso pode ser mais difícil de ver na pele mais escura. A doença é mais comum nos ombros, quadris, cotovelos ou joelhos.
Dicas
Fazer do autocuidado uma prioridade. Ser massagista exige que você aconselhe seus clientes sobre bem-estar a partir de um local de experiência. Pode parecer simples, e talvez seja, praticar o que prega.
Está tudo nos antebraços e cotovelos. Lesões de tecidos moles, como LER (lesões por estresse repetitivo) e CTDs (distúrbios de trauma cumulativo) estão aumentando para massoterapeutas e massagistas e decorrem do uso excessivo dessas partes do corpo. Se possível, o profissional puder, usar seus antebraços e cotovelos. Mãos e pulsos podem agradecer mais tarde.
Usar a mecânica corporal adequada. Ao trabalhar em um cliente, deve-se certificar de que sua postura seja ajustada de acordo. É ideal se posicionar observando primeiro os pés, assegurando-se de que eles estejam posicionados em direção ao cliente e plantados firmemente no chão. Os joelhos devem estar levemente dobrados e quadris, ombros e cabeça devem ficar alinhados.
Praticar a meditação. Existem muitos tipos diferentes de meditações por aí, e os vários benefícios para a saúde que a meditação demonstrou contribuir são vastos e abundantes. Pesquisas revelam que praticar meditação pode reduzir significativamente os sintomas relacionados a condições como ansiedade, asma, câncer, dor crônica, depressão, doenças cardíacas e pressão alta.
Ficar tranquilo, antes e depois das sessões. É necessário dominar a arte de deixar as coisas acontecerem. Seus clientes virão até você em todos os diferentes tipos de estados emocionais. A sala de massagem é um lugar onde os clientes devem se sentir seguros para se desprender de toda e qualquer emoção que não lhes sirva.
Fazer massagem no polegar. Há mais de 30 músculos em cada uma de suas mãos. O profissional deve familiarizar-se com os músculos da eminência tenar. Este é o músculo em grande parte responsável pela dor no polegar.
Rolos de espuma. Estes itens devem ser úteis para usar em si mesmo para alongar e afrouxar os músculos tensos. Estabilizar o rolo de espuma com as mãos e colocá-lo em direção à região lombar, deitando-se lentamente sobre ele, ajudará a relaxar.