Crise no ataque: Santos enfrenta problema no setor desde a saída de Marcos Leonardo 

18
Tiquinho Soares marcou oito gols com a camisa do Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Nove jogadores já tiveram oportunidade na função de goleador da equipe desde o ano passado, mas nenhum conseguiu se firmar.


O Santos é conhecido por ser um dos times mais artilheiros do mundo, com mais de 13 mil gols na história. Nos últimos anos, porém, tem enfrentado problemas no setor ofensivo e não viu nenhum goleador se firmar na equipe.

Desde a saída de Marcos Leonardo, no início do ano passado, nove jogadores já foram testados como “camisa 9”.

Wendel Silva, Tiquinho Soares, Deivid Washington e Luca Meirelles tiveram chances neste ano. Entre os quatro, Tiquinho Soares é o que possui melhores números. Em 26 partidas, são oito gols marcados. 

Deivid Washington disputou 16 jogos, com dois gols, enquanto Luca Meirelles entrou em campo em 14 oportunidades, sem ainda conseguir balançar as redes. Wendel Silva teve três partidas, antes de ser devolvido ao Porto, de Portugal.

Desde a chegada do técnico Cleber Xavier, o Peixe ainda não tem um titular – Tiquinho Soares e Deivid Washington foram utilizados. Contra Botafogo, que é visto como uma das melhores atuações do Santos sob o comando do treinador, Neymar atuou como falso 9, com a dupla ficando no banco de reservas.

No amistoso contra a Desportiva Ferroviária, Deivid Washington começou como titular e marcou um gol, que foi anulado por impedimento. Tiquinho Soares entrou no intervalo e atuou em um time completamente reserva.

A tendência é que Deivid Washington seja titular novamente contra o Flamengo, nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. No entanto, com o retorno de Rollheiser, que cumprirá suspensão contra a equipe fluminense, existe a possibilidade do centroavante voltar para o banco de reservas.

Na última temporada pelo Santos, em 2023, Marcos Leonardo marcou 21 gols em 49 partidas e terminou como o artilheiro do clube no Brasileirão, com 13 gols.

No ano passado, o então técnico Fábio Carille iniciou a temporada fazendo um rodízio na função entre Alfredo Morelos, Julio Furch e Willian Bigode. Durante o ano, o clube emprestou o colombiano e trouxe Wendel Silva. Enzo Monteiro, Alejandro Villareal e Luca Meirelles, todos da base, também foram utilizados.

No entanto, nenhum deles passou dos dez gols. Willian Bigode teve o melhor desempenho, com sete gols em 39 partidas. Julio Furch marcou seis vezes em 41 jogos. Já Morelos e Wendel Silva tiveram desempenho semelhantes, com quatro gols cada, com o colombiano tendo disputado 17 partidas, enquanto o brasileiro entrou em campo em 16 oportunidades.

Ou seja, os quatro centroavantes, juntos, anotaram a mesma quantidade de gols que Marcos Leonardo conseguiu em 2023.

O artilheiro do Santos em 2024 foi atacante Guilherme, com 13 gols. O meia Giuliano marcou 12 gols, enquanto Otero balançou a rede em oito oportunidades.

*Com informações do ge