Técnico argentino lembra que falta apenas um mês para o início da próxima temporada, mas garante que o planejamento está em andamento; veja como foi a entrevista após vitória sobre o Inter.
O técnico Hernán Crespo valorizou a atuação da equipe na vitória do São Paulo por 3 a 0 contra o Internacional, na Vila Belmiro, uma rodada depois da goleada por 6 a 0 sofrida contra o Fluminense.
Questionado sobre o tamanho da vitória, o técnico a colocou num patamar alto de importância. A entrevista, porém, tratou muito de assuntos da temporada de 2026. Em semana de fervura política, com saída de parte da diretoria, Crespo pediu interferência mínima no elenco na próxima temporada.
“Quando um time ganha, são todos juntos: diretoria, comissão e jogadores. Agora estamos com sinergia, todos querendo melhorar o São Paulo. Na próxima temporada, que será um ano muito político, espero que os envolvidos possam entender que essas dificuldades condicionam o elenco. Sim, posso entender que será um ano difícil politicamente.”
“Que tenham a capacidade de lutar corretamente para chegar à presidência, mas sem afetar o elenco, sem afetar o dia a dia do elenco que é o que mais interessa. Acho que para todos, na questão política, que todos eles têm objetivos individuais, que coloquem todos juntos para um objetivo coletivo em prol do São Paulo.”
Com 51 pontos, o Tricolor ficou perto de assegurar a oitava colocação. Segundo o treinador, o planejamento para 2026 começou há algumas semanas, quando time se livrou das chances de rebaixamento, mas mostrou não apostar em grandes mudanças nos próximos 30 dias.
“Importante entender que falta apenas um mês para a próxima temporada, você acha que vai mudar muito? Vai mudar, coisas vão acontecer, mas temos jogo já dia 11 de janeiro, temos que ter pés no chão também para a próxima temporada. Vai mudar, precisamos melhorar, mas um passo de cada vez. O que eu penso é que todas as escolhas feitas serão para melhorar o elenco, já começamos a falar do próximo ano quando chegamos aos 45 pontos”, explicou.
Caso se mantenha em oitavo, o Tricolor passará alguns dias à espera das definições da Copa do Brasil. Para que essa posição leve o time à fase preliminar da Conmebol Libertadores, o campeão terá de ser Cruzeiro ou Fluminense, times que estão acima do São Paulo no Brasileirão. Crespo, então, foi perguntado sobre a espera e a indefinição de qual competição internacional o time jogará: “Não sei o caixa que o São Paulo tem, não sou do financeiro, o que sei é que na Libertadores ou Sul-Americana, precisamos ser competitivos até o final, mas não sei financeiramente se vamos poder ou não. O importante é melhorar o time. Em um mês vamos reduzir vários pontos? Não, a ideia é melhorar. Vamos voltar a ser o São Paulo dos anos 90? Não, falta muito, são 20 passos, um de cada vez, vamos baixar para 19 e assim vamos. É não deixar subir para 25, 30, vamos dar os passos.”
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo encara o Vitória, domingo, no Barradão, às 16h.
*Com informações do ge





