Cresce a busca por produtos veganos em Votuporanga e região

828

O movimento vegano está em franca ascensão no Brasil e no mundo, estimulado por questões emergentes de sustentabilidade e consumo consciente. Com isso, este mercado está em alta, e Votuporanga não fica de fora da tendência. Vários estabelecimentos novos foram criados e os antigos já estão se adaptando para atender esse público, que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

O veganismo defende o consumo exclusivo de produtos que não contém nenhuma fonte animal em sua composição. Além de não se alimentar de carne, um vegano também não consome leite, mel, ovos e qualquer alimento que deles deriva. E isso não passa apenas pela alimentação: hoje em dia já existem produtos de higiene, limpeza, cosméticos e até roupas veganas.

O crescimento do movimento vegano na cidade fica explícito ao observar as mudanças nos estabelecimentos. Os restaurantes de Votuporanga já oferecem pratos sem proteína animal em seus cardápios, apostando principalmente na proteína de soja para substituir a carne nas receitas. Com a ascensão no número de veganos, a estimativa é que os estabelecimentos que não se adequarem acabarão perdendo possíveis clientes.

A maior busca por produtos veganos está diretamente associada ao aumento da preocupação da população com o meio ambiente. Antes, o senso comum associava o movimento à proteção dos animais, mas hoje é de conhecimento geral que o não consumo de carne envolve diversas outras questões, como o impacto negativo que o processo de produção dos alimentos de origem animal causa no planeta.

Espaço em Votuporanga traz para a população questões ligadas ao movimento

Outra tendência, atrelada ao veganismo, é o consumo de PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Esta vertente começou a ganhar força no Brasil em 2017, através de discussões na internet e tem como principal intenção trazer à culinária algumas plantas que até há pouco tempo eram consideradas não alimentícias, valorizando a riqueza da natureza brasileira e oferecendo mais diversidade e sabor aos pratos.

Em Votuporanga, a maior vitrine deste movimento é a Casa PANC, situada na Rua Bahia, número 2877. Inaugurado em novembro do último ano, o espaço conta com oficinas, debates e palestras que visam à conscientização da população em relação à alimentação, agroecologia e sustentabilidade. Além disso, a Casa PANC também promove eventos que contam com venda de vários tipos de alimentos veganos e vegetarianos.

Não são apenas os alimentos veganos que têm espaço na Casa: nos eventos e exposições, também é possível encontrar cosméticos livres de ingredientes de origem animal, feitos por pequenos produtores locais de maneira artesanal. Isso mostra como o mercado do veganismo é aberto e oferece várias oportunidades, através da consciência de que consumir localmente também é uma maneira de ser sustentável.