Operação sediada na Searvo segue até sexta-feira (3). Objetivo é fiscalizar o exercício profissional em 26 municípios.
O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) deflagrou nesta segunda-feira (29.nov) uma força-tarefa com intuito de fiscalizar o exercício profissional da área. Sediada na SEARVO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga), que segue até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro, nos municípios de Votuporanga, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Castilho, Nova Lusitânia, Parisi, Pobres Gestão, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Mirassol, Bálsamo, Jaci, Macaubal, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Poloni, Tanabi e União Paulista.
Por volta das 9h, na sede da Searvo, no bairro Jardim Progresso, um evento marcou o início das fiscalizações e reuniu integrantes da operação, entre os que usaram a palavra, está o presidente da entidade que abriga a força-tarefa, o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Gabriel Gomes Bifaroni, que comentou: “A Searvo está recebendo essa segunda força-tarefa que vai ser maior do que a outra que teve. Quero agradecer a presença de todas as autoridades aqui presente, aos diretores do CREA, Marcelo e Mamede, a secretária Municipal de Planejamento, Tássia Coleta, ao gerente André, aos fiscais; e quero dizer que a Searvo está à disposição para qualquer necessidade que vocês tiverem.”
O Engenheiro Civil, Engenheiro de Produção e Diretor de Relações Institucionais do CREA-SP, Mamede Abou Dehn Júnior, comentou: “A Searvo sempre foi muito parceira da Prefeitura, do Jorge [Jorge Seba – prefeito de Votuporanga], da Tássia, é um prazer ter vocês aqui com a gente. Falando de CREA-SP, tem atuado justamente para coibir o despreparo da profissão. A gente trata de engenharia, mas com vocês arquitetos não é muito diferente, a gente está sempre ali sombreando um com o outro. Espero que essa parceria tanto de Searvo com Prefeitura, quanto de CREA com Prefeitura se prolongue por bastante tempo. Pois, só assim, a sociedade vai tá protegida, município vai tá seguro e os profissionais valorizados. Então, aos fiscais, bom trabalho e parabéns pela ação que vocês vêm fazendo, pela segunda vez aqui em Votuporanga, temos visto resultados aí. Só a título de curiosidade, o CREA-SP tinha uma meta de 200 mil fiscalizações para 2021 e ultrapassa 223 mil ações de fiscalização. De 2015 até agora, temos um aumento em mais de 300% e isso reflete na justamente na valorização do profissional e na segurança de todos”.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo assim para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.
Nesta força-tarefa, de caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.
O foco da fiscalização será as empresas sem registro e irregulares; demandas das CAF’s (Comissões Auxiliares de Fiscalização)”, obras de médio e grande porte, loteamentos irregulares, empresas de perfuração de poços sem registro, usinas açúcar/álcool, prefeituras, postos de combustível, empresas instaladoras de gás.
De 2015 a 2021, as fiscalizações do Crea-SP aumentaram cerca de 600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. Atualmente, o Crea-SP bateu 223 mil ações de fiscalização. Isso ultrapassa a meta de 200 mil, prometida no início do ano.
A sede da SEARVO está localizada na Rua Bahia, nº 2270, em Votuporanga. Informações no (17) 3421-1129.
Crea-SP
A autarquia federal, existe há 87 anos, sendo responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da engenharia, agronomia e geociências. A intenção da entidade é contribuir para que as funções sejam desenvolvidas com segurança e a atuação de profissionais qualificados no mercado.
O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, contando com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.