Cras Norte realiza projeto “Baú de Memórias” para manter vínculos com idosos atendidos pela unidade

156

Atividade remota teve como objetivo valorizar participação de idosos e estimular o fortalecimento de vínculos com profissionais da Assistência Social.


A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Assistência Social, mesmo com a suspensão das atividades coletivas por causa da pandemia, segue com seus serviços socioassistenciais em funcionamento de acordo com a orientação dos protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

Por esta razão, o Cras Norte “Anna Ferreira de Queiroz”, vem desenvolvendo atividades remotas com o uso do WhatsApp e também pelo envio de correspondências e visitas domiciliares, sob cuidados do distanciamento social e uso de equipamentos de proteção. Deste modo, garante o auxílio a serviços, programas, projetos e benefícios para proteção social, defesa e direitos dos usuários do Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Como extensão dos trabalhos relacionados aos idosos que participam do grupo de Serviço de Convivência, foi desenvolvido o projeto “Baú de Memórias”, para valorizar a participação de cada um nas atividades, relembrando momentos de descontração, estimulando o fortalecimento dos vínculos com os profissionais da unidade, além de reconhecer e incentivar as potencialidades do território.

Projeto

A atividade foi articulada em abril onde, quando técnicos da equipe do Cras Norte enviou aos idosos por meio de um grupo criado no Whats, fotos antigas e recentes deles em atividades que aconteceram na unidade nos últimos anos até antes da paralisação pela pandemia, em março de 2020, a fim de fazê-los reviver momentos que foram vivenciados coletivamente durante os encontros presenciais.

Para a coordenadora Gláucia Margioti, o resultado do trabalho foi gerar vínculos para que os idosos pudessem lembrar de ocasiões onde criaram troca de experiências, afeto e amizade construídas diante da convivência positiva entre eles. “O impacto social dessa ação é direcionado à valorização das experiências vividas pelos idosos, como forma de estimular e fortalecer seu poder de escolha e decisão, trazendo até eles recordações das relações sociais vividas por meio dos grupos e experiências de cada atividade que participaram, tendo suas potencialidades construídas por meio da ampliação da proteção social exercidas na satisfação em relação ao serviço ofertado”.

Cras

A Secretaria de Assistência Social de Votuporanga dispõe de quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos entre as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Os moradores que precisarem de serviços, benefícios, programas e projetos através de iniciativas e acompanhamento, devem procurar o Cras mais próximo de sua residência.
O Cras Norte, no bairro Jabuticabeiras, fica na rua João Lopes Rodrigues, nº 1866 e o telefone é o 3422 4058 e Whats 99758 8402; o da região Sul está localizado no bairro São João, na rua Doutor Antônio Alves da Silveira, nº 2984 e o telefone é o 3421 7624 e Whats 99632 4031; do território Leste, situa-se à rua Parecis, nº 100, bairro São Cosme com o telefone 3423 2592 e Whats 99682 5543; e o da região Oeste, localiza-se na avenida Olívio Leonardo Commar, nº 3752, no bairro Jardim Residencial Noroeste e o telefone é o 5704 9585 e Whats 99634 7814.