Com a presença de autoridades da cidade e da região, a obra foi apresentada e dentro de até 90 dias tudo estará em funcionamento e recebendo os animais
O prefeito Dado e a primeira Dama Monica e seus convidados
Luciana Tambuque –
O Prefeito João Dado e a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Mônica Pesciotto de Carvalho, receberam convidados na manhã deste sábado, para a inauguração da primeira parte da sede do Centro de Proteção à Vida Animal (CPVA), Órgão vinculado ao Fundo Social.
O evento, aconteceu durante a manhã e integrou o calendário de comemoração do aniversário de 82 anos de Votuporanga.
O local servirá de abrigo para os animais de rua da cidade e de mais 16 municípios de nossa região, onde protetores independentes e Ongs de proteção animal, lutam diariamente para salvar e tirar das ruas tantos animais. A busca por lares de passagem e abrigos para os animais resgatados e socorridos, chega finalmente ao fim com a inauguração oficial, que acontecerá em breve, do Centro de Proteção à Vida Animal. Muitos animais deixam de ser resgatados por diversas vezes, por não existir mais lugares para onde os protetores possam levá-los até que sejam adotados por famílias amorosas. Com a chegada do CPVA, espera-se que o abandono diminua e a conscientização, aumente.
Na ocasião, estiveram presentes representantes dos deputados Tiririca, Fausto Pinato, autoridades da cidade, prefeitos da região, protetores e representantes de Ongs.
O vereador e também protetor, Leonardo Brigagão, em seu discurso comentou que em 82 anos de Votuporanga e o prefeito João Dado foi o único representante do cargo a fazer pela causa animal em nossa cidade. “Nós que protegemos a causa animal, devemos muito ao Dado e sua esposa Mônica, por terem abraçado a causa animal. O que eles implantaram em Votuporanga é o que está sendo implantado na Holanda e em países de primeiro mundo”, afirma.
De acordo com o vereador, Votuporanga será exemplo para outros municípios e em curto prazo, o abandono irá diminuir na cidade e agradeceu ao prefeito e a todos os envolvidos no projeto em prol aos animais.
Ao todo, serão 17 municípios atendidos pelo Centro de Proteção à Vida Animal.
De acordo com o prefeito João Dado, este foi um evento de generosidade e fraternidade, onde outros municípios irão compartilhar o espaço. “Hoje estamos fazendo a apresentação, mas ainda falta ser feito a casa do caseiro, bandeiras de proteção e sala de
castração. Acreditamos que em 60 ou 90 dias já estaremos com o espaço todo funcionando, permitindo que a proteção da vida animal, seja também a proteção da vida humana”, completa.
CPVA
Localizado às margens da Estrada Municipal VTG 342, próxima ao Centro de Zoonoses, no 6º Distrito Empresarial, a área total do terreno conta com 28.750 m², destes, 1.642 m² serão utilizados para o Recanto dos Focinhos, um abrigo de passagem que terá capacidade para abrigar 250 animais, sendo 200 cães, considerando o peso médio equivalente de 10 a 20 quilos, e 50 gatos adultos, podendo ocorrer eventuais ampliações mediante necessidades. No local, os animais serão acompanhados por médico veterinário, receberão vacinas e vermífugos e também poderão passar pela castração e reabilitação para posterior adoção.
De acordo com dados do projeto arquitetônico, o abrigo tem 590 m² de área coberta com piso de concreto polido; 110 m² de área coberta que inclui sala veterinária, recepção, depósito de material de limpeza, dois sanitários e sala de ração; além de 942 m² de áreas de baias descobertas com arborização para livre circulação.
O local já recebeu R$ 1.300.000,00 de investimento, entre a aquisição do terreno, a construção do Recanto dos Focinhos que abrigará os animais, reforma e ampliação em infraestrutura da Estrada, galerias de águas pluviais, esgoto, guias e sarjetas.