Covid-19 – Médico faz apelo à população e autoridades

1643

Chaudes Pereira Junior, médico responsável pela rede de urgência e emergência do município, postou um vídeo em sua pagina do Facebook nesta sexta-feira com um apelo a população e autoridades para que se conscientizem de que o coronavírus circula neste momento pela cidade. Abaixo, na integra o pronunciamento do médico.

“Hoje é dia 3 de abril, são 5h horas, estou aqui para falar sobre o Covid-19 e qual a situação de Votuporanga neste momento. O vírus esta circulando neste exato momento em nossa cidade. Tivemos casos positivos, casos graves já confirmados, em nossa unidade II inaugurada ontem (02) da Santa Casa de Votuporanga, onde constam 10 leitos e temos também casos graves, mas graças a Deus que foram descartados (2). Temos casos que estão estáveis por parte de enfermaria confirmados, 1 grave e 3 casos suspeitos   na enfermaria que não são graves. Existe ainda um caso grave (suspeito) na UTI, que deve sair o resultado a qualquer momento, tudo indica que será positivo, mas ainda não temos a confirmação. Os casos  da nossa UTI são pacientes jovens entre 30 e 40 anos e isto é o que esta nos preocupando. Volto mais uma vez a falar pra vocês, não sabemos muito ou não sabemos nada sobre esse vírus, pelos estudos ele acomete mais os idosos que são mais vulneráveis e os paciente jovens com doenças crônicas. Portanto não existe outro caminho, ainda neste momento é o isolamento social. Entendo que muitos tem que trabalhar, mas quem puder continue ficando em casa. O que está me preocupando é que voltei a ver a cidade lotada, aglomerada, nas feiras, supermercados, nas praças, crianças novamente brincando como se estivessem de férias. Por favor, vamos nos conscientizar, porque até agora está dando certo, nós estamos conseguindo tratar todos em nossa instituição de forma digna e gostaria muito que isso continuasse, para isso temos que achatar a curva ficando em casa e mantendo o isolamento social, para que não aconteça um adoecimento em massa e um colapso no sistema hospitalar. Insisto na conscientização, não só da população, mas das autoridades. Está muito claro que esse momento é de isolamento. São Paulo já está chorando, Votuporanga já está chorando, não temos óbitos, mas temos casos confirmados de paciente jovens, que estou  acompanhando diariamente. Falo com toda certeza para os senhores, mantenham o isolamento social na medida do possível esse  não for possível, as pessoas que precisam ir para as ruas não se esqueçam da higienização, do uso de máscara, da limpeza das mãos com álcool gel, sabão e principalmente no retorno as suas residências se higienizar por completo, retirar as vestimentas, tomar banho e lavar principalmente a cabeça e o cabelo durante o banho. São coisas básicas, mas necessárias neste momento.

Precisamos intensificar as campanhas de solidariedade, ajudar aqueles que estão passando  necessidades, por meio do Votu Solidário, Recanto da Tia Marlene  e do Cuin do Caminho de Damasco.

Parabéns a Santa Casa de Votuporanga que entregou em tempo recorde uma unidade pós operatória que se encontra muito bem equipada. A unidade II de Terapia intensiva que possui 10 leitos. Parabéns a equipe do Samu que finalizou ontem uma unidade de coronavírus, uma equipe capacitada que vai até o seu domicilio por meio do 192, prescrevem as receitas e todas as indicações médicas, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nas portas das urgências e emergências para não colocar em riscos vocês nem os paciente que lá se encontram. Autoridades de Votuporanga falo com absoluta certeza, vocês precisam nos ajudar, precisamos manter o isolamento social na medida em que for possível”, finaliza.