Corinthians investe em estrutura para modernizar o CT Joaquim Grava 

244
Nova sala dos analistas do Corinthians no CT Joaquim Grava — Foto: José Edgar de Matos

Clube trabalha para readequar instalações do centro de treinamento para recolocar o Timão como protagonista no cenário nacional; diretoria muda logística para fornecer mais conforto aos atletas.


O CT Joaquim Grava, local de treinamentos do Corinthians, está passando por mudanças. Do início deste ano para cá, a diretoria tem investido na ampliação da estrutura física, oferecendo melhores condições de trabalho aos atletas e funcionários do clube. Ainda em 2025, o clube planeja a reforma dos vestiários, da área de recuperação dos atletas, além da compra de novos equipamentos. 

Inaugurado em 2010 com o “boom” de Ronaldo Fenômeno no clube do Parque São Jorge, o CT está localizado no extremo leste da cidade de São Paulo e tem mais de 170 mil m² de área. Na época, chegou a ser o mais moderno do país. 

Contudo, com o passar dos anos, as instalações foram ficando defasadas. Simultaneamente, outros clubes investiram em suas respectivas estruturas e deixaram o Timão para trás.

Para reverter a situação e recolocar o clube como protagonista no cenário nacional, o Corinthians tem trabalhado em algumas melhorias. Recentemente, o clube inaugurou novas salas para a comissão técnica, diretoria, departamento de análise de mercado e um espaço exclusivo para a psicologia.

Corinthians, inclusive, projeta a criação de um departamento exclusivo de saúde mental. A ideia conta com o aval do executivo Fabinho Soldado e é tocada pelo preparador físico Diego Pereira em conjunto com a psicóloga Anahy Couto e pelo treinador mental Lulinha Tavares. 

Ainda no departamento médico, o Corinthians recentemente acertou a contratação do médico João Marcelo para trabalhar ao lado de Ana Carolina Côrte, André Jorge e Leonardo Hirao. Nesta semana, o novo profissional do Timão foi convocado para trabalhar com a seleção brasileira na Granja Comary durante a próxima Data-Fifa.

No meio desta temporada, quando o calendário do futebol brasileiro for paralisado para a disputa do Super Mundial de Clubes, o Corinthians fará uma grande reforma de ampliação no vestiário e a instalação de luz artificial em um dos campos do centro de treinamento. 

O investimento na iluminação é visto como um potencial ganho logístico. Afinal, atualmente, o clube está impossibilitado de realizar treinamentos em campo em horários vespertinos.

A diretoria também planeja comprar novos equipamentos para a academia e sala de recuperação dos jogadores. A proposta corintiana é ter o que de mais moderno existe em termos de tecnologia em equipamentos médicos. 

Logística melhorada 

Também nesta temporada, a diretoria de futebol do Corinthians modificou o esquema de logística para viagens nacionais e internacionais. A partir deste ano, o clube passa a ter uma delegação maior nos deslocamentos com mais fisioterapeutas, fisiologistas e médicos.

O clube agora conta com quatro médicos sob chefia da doutora Ana Carolina Côrte: André Jorge, que estava no clube; o Dr. Eures Soncini, que acabou promovido das categorias de base; e o médico João Marcelo Silveira, com passagem recente pela Seleção Brasileira. 

Os jogadores passam a dormir em quartos separados nos hotéis, seguindo uma tendência de outras grandes equipes. A proposta é oferecer uma maior privacidade aos jogadores a fim de aumentar a concentração para as partidas fora de casa.

Com as mudanças, o clube calcula uma considerável economia, como explicou Fabinho Soldado: “Colocamos um esforço na questão da logística, com a chegada do Hamilton (Correia), um profissional com experiência de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Revimos contratos anteriores e, assim, foi possível economizar 30% nas viagens em 2024 em relação a 2023 mesmo levando mais pessoas de staff, entre massagistas, fisioterapeutas e até dois médicos, para trabalharem em prol dos atletas”, explicou o diretor executivo no clube.

Na última quarta-feira, quando o Corinthians enfrentou o Barcelona, em Guayaquil, o clube enviou uma equipe de cozinheiros e nutricionistas para o hotel no Equador.

“Vejo como algo importante, se a gente está querendo um futebol de alta performance, a gente tem que ter tudo isso de alta performance. Então, ter um fisioterapeuta mais é importante, ter a refeição na arena é importante. Agora implementou que o jogador tem a concentração individual. Acho que tudo isso vale a pena, mas só vai compensar realmente se os resultados viérem, que aí todos vão ver realmente. Futebol é assim, vamos trabalhar para dar o resultado que todos esperam”, explicou o volante Maycon ao ge, citando a recente implementação dos jantares em Itaquera, quando o Corinthians joga em seus domínios.

*Com informações do ge