Data-limite é 4 de maio, quando faltarão 150 dias para as eleições de outubro; veja como acertar as contas com a Justiça Eleitoral.
A contagem regressiva para emitir ou regularizar o título de eleitor começou. Em sete dias o prazo termina, em 4 de maio. A data marca os 150 dias anteriores ao pleito de outubro. Nesse período, os documentos não podem ser alterados, e só a emissão da segunda via será permitida.
O processo para tirar o título pela primeira vez ou para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral pode ser feito pela internet, na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para mudar de endereço ou regularizar a inscrição é preciso verificar se há débitos em atraso. Quem tiver pendências pode gerar o boleto e pagar a dívida no Banco do Brasil.
O aplicativo e-título também acusa as pendências; ele pode ser baixado em smartphones ou tablets, nas plataformas iOS (Apple) ou Android (Samsung e outras marcas). Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais seguindo as instruções apresentadas na tela.
Para solicitar o ajuste é necessário anexar a foto de documentos, como carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de pagamento e comprovante de quitação de serviço eleitoral (para os homens entre 18 e 45 anos). O eleitor também precisa enviar uma foto selfie.
Os mesmos documentos, com exceção do comprovante de pagamento, também são exigidos para emitir o título pela primeira vez. O pedido por ser feito pelo computador ou celular.
O título regular é requisito para que o cidadão possa votar nas eleições.