Contação de histórias com Fernanda Munhão deixa crianças maravilhadas 

507
Em suas apresentações no FLIV a artista levou as crianças e o público por uma viagem entre diversas histórias

A escritora de literatura infantil e contadora de histórias estreou ministrando oficina no Fliv.


por Andrea Anciaes

Fernanda Munhão, escritora de literatura Infantil e Contadora de histórias, estreou pela primeira vez nesse evento ministrando oficina de contação de histórias no FLIV.

Ao longo dos encontros, todos receberam com emoção e envolvimento as falas e as encenações de Fernanda, principalmente o público infantil.

Sentimentos autênticos como o amor, o afeto, a empatia e o respeito foram os ingredientes principais dentro da poética do espetáculo, as crianças atentamente conheceram as histórias contadas já há muito tempo, lá de quando não existia o computador e toda essa tecnologia e se encantaram com toda a magia da literatura.

Fernanda Munhão, autora, mestre em Literatura, formada em Jornalismo, Letras e Pedagogia.

Em entrevista para o jornal Diário de Votuporanga Fernanda fala sobre sua estréia no FLIV e também sua trajetória como contadora de histórias, acompanhe:

DV: Como foi para você se apresentar no FLIV?

“Essa foi a primeira vez que participei do FLIV, e foi uma delícia! Estou muito encantada e a organização foi o tempo todo  impecável. As crianças participaram e interagiram sem sequer perceberem, sem contar que que essa coisa do presencial é fantástica porque com a pandemia e em outros eventos nesse período (pandemia) não pude ter esse contato que tive aqui no FLIV, esse olhar…porque o nosso olhar é o nosso coração na contação de histórias, se não houver essa troca de olhares não existe a contação. Estar junto das pessoas, do público podendo me assistir me fez ficar apaixonada pelo projeto. Simplesmente fantástico!”

DV: Como surgiu a contação de histórias em sua vida?

“Eu era professora durante 17 anos e concursada eu ministrava aulas em faculdades, eu abandonei tudo pra contar histórias. Hoje eu vivo da contação de histórias! Dou aulas em pós graduação, mas eu vejo um encantamento tão grande, uma verdade tão grande nas contações que eu resolvi dedicar a minha vida, e hoje graças a Deus eu vivo do que amo fazer… contar histórias!”

Com 10 anos de experiência em contação de histórias, Fernanda Munhão é autora dos livros ‘Mila’, ‘Hoje e Amanhã’ e ‘Segredinhos da Vó’. ‘Mila’ foi o seu primeiro livro e aborda a temática dos sentimento autênticos, como o amor, a ternura e a raiva. Embora seja um livro infantil, pode ser aplicado em diversas faixas etárias, pois demonstra como lidar com esses sentimentos.

“Nós precisamos do lúdico para viver. As pessoas confundem a arte com mero entretenimento e a arte vai além disso”, comentou Fernanda.