Comunidade Adventista promove workshop para casais 

200

            No último final de semana aconteceu em Votuporanga um workshop sobre casamento promovido pela comunidade adventista, localizada na Rua Santa Catarina, com o intuito de ajudar os casais a fortalecerem o relacionamento conjugal em época de isolamento social. Ao todo foram 7 horas de evento entre palestras e dinâmicas para 46 casais de Votuporanga e região.

            Durante a pandemia cresceu de forma expressiva o número de divórcios no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil houve um aumento de 54% de divórcios – só nos meses de maio a junho de 2020. Preocupada com estes números alarmantes, a comunidade adventista teve a iniciativa de fazer um workshop para casais em plena pandemia. Segundo o pastor distrital, Anderson Calado, “a finalidade do evento é ajudar na comunicação do casamento e da família, visto que a pandemia fez aumentar o número da violência doméstica e divórcios em todo o país”.

            Seguindo todos os protocolos de segurança contra o Covid-19, como distanciamento e uso de máscara e álcool em gel os casais participantes puderam aprender o que é uma comunicação eficaz entre o casal – para os palestrantes, muitos dos problemas entre os casais ocorrem por falha na comunicação. Em tempos de quarentena, essa dificuldade se tornou ainda mais intensa, já que os casais têm passado mais tempo em casa juntos e é quando os atritos aumentam.

            Os palestrantes do evento foram o coach Édson Arita e sua esposa, a professora doutora Andréa Prokopczyk Arita. O casal de São José do Rio Preto atua há mais de 20 anos nessa área e pôde transmitir conhecimentos como as diferenças de pensamento entre homem e mulher, como se comunicar de forma clara, a importância de prestar atenção e ouvir o cônjuge. Assuntos sensíveis como perdão e até mesmo morte também foram abordados, já que este é um tema que tem sido muito aflorado por conta do novo coronavírus.

            Ao final do workshop, os casais participantes puderam renovar a sua aliança matrimonial em uma cerimônia de renovação de votos realizada pelo pastor Anderson Calado. Os casais saíram do workshop revigorados e com esperança de que é possível vencer as diferenças entre marido e mulher. “Foi maravilhoso. Pude aprender muito. Passamos a olhar nossas diferenças com mais paciência e carinho, entendemos que ter tempo de qualidade é fundamental para uma vida a dois e que Deus é o principal elo para um casamento feliz”, relatou Andressa Reis, uma das participantes do workshop.

            A Igreja Adventista do Sétimo Dia possui vasta experiência na área de aconselhamento matrimonial. Com um Ministério dedicado ao tema, anualmente, prepara reuniões especiais com duração de uma semana com a temática família e casamento (em 2020 este evento foi online). Se você está passando por problemas no seu casamento e deseja obter informações relevantes pode entrar em contato através da página do Facebook “Adventistas Votuporanga” e solicitar ajuda.

 

Para saber mais: 

Ministério da Família: https://www.adventistas.org/pt/familia

Adventistas Votuporanga: https://facebook.com/iasdvotu