Cirurgião-dentista leva tratamento odontológico para as residências  

621

Odontologia Domiciliar torna-se alternativa para quem não pode ir ao consultório; especialista explica sobre o atendimento em Votuporanga.


A pandemia da Covid-19 fez com que muitos profissionais mudassem a sua forma de trabalho. Serviços até então realizados apenas em consultório passaram a ser realizados também em domicílio. Pensando nisso, o cirurgião-dentista Dr. Atair Barcelos de Carvalho Filho (CRO-SP 31144) de Votuporanga/SP, montou um serviço de Home Care Odontológico.

Carvalho Filho explica que o público-alvo desse tipo serviço é formado principalmente por pessoas com restrições de locomoção, com medo de frequentar o consultório odontológico ou que, por comodidade, preferem ser atendidas em casa. “O serviço beneficia, especialmente, idosos, pessoas com deficiências física e mental, pacientes com sequelas neurológicas e em situações de cuidados paliativos, por exemplo”, conta ele.

Os procedimentos odontológicos vão desde a avaliação inicial ou controle de doenças até restaurações, extrações dentárias e próteses, por exemplo. Tudo isto sem que o paciente precise se deslocar, enfrentar o estresse do trânsito ou o inconveniente da sala de espera.

“Há uma falsa imagem que a Odontologia Domiciliar só executa procedimentos paliativos, isso não é verdade, pois o profissional pode executar variados tipos de tratamentos bucais com excelência. O que vai nortear o planejamento é o paciente, no que se refere a sua condição sistêmica e sua cooperação”, ressalta o cirurgião-dentista.

Além de fazer questão de observar cada característica dos seus pacientes, o especialista ressalta que está sempre se capacitando e buscando o melhor para o seu público-alvo. “É essencial aprender como atuar no domicílio, com a limitação de ergonomia, ter responsabilidade sobre biossegurança e insumos gerados durante o atendimento, etc. A odontologia não se modifica por ser em casa, o que muda é o paciente”, completa o Dr. Atair Barcelos de Carvalho Filho.

Para que tudo funcione muito bem, hoje há equipamentos portáteis, de fácil transporte, com os mesmos itens presentes em um consultório convencional, como refletor, motor de alta e baixa rotação e sugador. “Conforme o caso, é possível selecionar quais itens levar no dia para otimizar o procedimento. Essa é uma escolha de cada profissional. Eu, particularmente, prefiro ir equipado da forma mais completa possível, para evitar imprevistos durante o atendimento”, finaliza o especialista.