A conquista é resultado do “Projeto de Regionalização da Saúde”, implementado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, conquistou, com intermédio da Secretaria Estadual da Saúde, 200 novas vagas mensais para a realização de cirurgia de Catarata no município, o que resultará na redução da atual fila de espera de pacientes que aguardam pelo procedimento. A conquista é resultado do “Projeto de Regionalização da Saúde”, implementado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em parceria com as secretarias municipais de todo o Estado e com a Organização Pan-Americana da Saúde.
O processo de regionalização teve início com o governo do estado conhecendo as necessidades dos municípios e reorganizando a rede assistencial para diminuir a espera dos pacientes para atendimentos especializados. A secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, levou demandas urgentes do município ao Governo do Estado entre elas, a cirurgia de Catarata.
Ainda segundo informações da Secretaria da Saúde, atualmente mais de 2 mil votuporanguenses estão na fila à espera da cirurgia. “Antes eram disponibilizadas 36 vagas por mês para o procedimento, mas agora, só no mês de janeiro, já foram abertas mais de 230, o que irá acelerar o atendimento e, com o tempo, eliminar as filas”, comenta a secretária da pasta, Ivonete Félix.
“Foi um processo que trabalhamos com o Estado, onde levamos a nossa demanda reprimida e nesse projeto de Regionalização da Saúde, que é uma restruturação da organização, foram ampliadas mais vagas para o município. Antes nossa única referência era a Santa Casa, que atendia através do Consultório Pizarro, enquanto a cidade de Cardoso atendia os demais municípios da região. Agora foram ampliadas as vagas aqui no município, de 36 para 118, e abertas mais uma média de 130 vagas em Cardoso”, complementa Ivonete.
Outro apontamento da Secretaria da Saúde é para que as pessoas que estão aguardando pelo atendimento mantenham seus telefones sempre atualizados. “Hoje, de cada 50 pessoas que ligamos, estamos conseguindo contato com dez”, finaliza.
Para mais informações o telefone de contato da Secretaria da Saúde é o (17) 3405-9787, ou presencialmente na Rua Santa Catarina, nº 3.867, no bairro Patrimônio Velho.