Chuva persistente derruba árvores e danifica casa em Votuporanga 

14
Chuva persistente derruba árvores e danifica casa em Votuporanga – Foto: Defesa Civil de Votuporanga/Divulgação

De acordo com a Defesa Civil, mais de 50 mm de chuva foram registrados no município entre segunda-feira (9) e o final da manhã desta terça-feira (10). Não houve registro de feridos ou desabrigados.


A chuva persistente que tem caído em Votuporanga/SP, nesta segunda-feira (9.fev) e terça-feira (10), derrubou pelo menos quatro árvores no perímetro urbano e galhos quebrados danificaram significativamente o telhado um imóvel.

As chuvas, comuns nesse período do ano, têm mobilizado equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que atua na retirada dos galhos e outros materiais, liberando o tráfego nas vias afetadas.

De acordo com a Defesa Civil de Votuporanga, nesta segunda-feira foram registrados 39,4 mm de chuva, já nesta terça-feira, até o final da manhã 12,7 mm já haviam sido registrados.

Segundo o Climatempo, a expectativa é de que as chuvas diminuam nos próximos dias, uma vez que, para esta quarta-feira (11) são esperados apenas 2,1 mm. Já na quinta-feira, a previsão aponta 1,2 mm.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Votuporanga, Jonatas Trevisan, não houve o registro de feridos ou desabrigados. 

Orientações à população 

A Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas para minimizar riscos durante períodos de chuva intensa:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas nem tente passar por áreas com correnteza;
  • Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas;
  • Em caso de risco iminente, deixe o local imediatamente e procure abrigo seguro. 

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Votuporanga pelo número (17) 99721-5073 (WhatsApp) ou Corpo de Bombeiros pelo número 193.