Chuva de domingo registra 115 milímetros por hora em Rio Preto

1290
 Vertedouro da Represa Municipal transbordou durante chuva forte deste domingo (Guilherme Baffi)

Foram registrados alguns problemas pontuais, mas segundo a Prefeitura daquela cidade, já estão sendo resolvidos

Chuva forte deixa vias alagadas em Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

A chuva que caiu em Rio Preto na tarde deste domingo, dia 29, registrou um índice de precipitação de 115 milímetros por hora. O valor significa 115 litros de água em um metro quadrado de área, o que segundo técnicos da Defesa Civil é um número elevado.

Mesmo com a grande quantidade de chuva não houve nenhum registro de vítima. No entanto, algumas estruturas físicas pela cidade sofreram com os impactos da forte chuva.

A força da água acabou levando parte da ponte de que liga o espelho 2 da Represa Municipal ao lago três, no local onde existe o Jardim Japonês. A área já apresentava um problema no subsolo em sua parte aterrada, e o grande fluxo de água acabou levando toda a estrutura. A Defesa Civil já interditou o local. Funcionários da Secretaria de Serviços Gerais já estão atuando para reparar a ponte e permitir o acesso de pedestres.

Outro ponto que sofreu com a chuva de domingo foi a vicinal de acesso ao Distrito de Schmitt. Houve desmoronamento do barranco. A via foi interditada em meia pista para segurança dos motoristas. Engenheiro da Secretaria de Obras esteve no local para definir a correção.

Outro ponto que sentiu os efeitos da chuva foi na passarela próximo ao Palácio das Águas, sede do Semae. O local foi interditado.

Segundo o diretor da Defesa Civil, o coronel Carlos Lamin, mesmo com a grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, a cidade suportou bem. “A cidade, tendo em vista a quantidade de chuva, resistiu muito bem a todo o volume de água. A estrutura, principalmente os fundos de vale das principais avenidas, respondeu bem”, afirma. (Raphael Ferrari)