Casa cheia e emoção marcam Sessão Solene pelos 88 anos de Votuporanga 

25
Casa cheia e emoção marcam Sessão Solene pelos 88 anos de Votuporanga – Foto: Reprodução

Solenidade reuniu familiares dos homenageados e lideranças políticas. Joana Rosely Vanzella Seba, Coronel PM Helena dos Santos Reis, Sílvio Vasconcellos, Professor José Roberto Medalha e Pastor Adriano Natal de Meira receberam o título de Cidadão Votuporanguense.


Com casa cheia e emoção à Câmara Municipal de Votuporanga/SP foi palco de uma sessão solene pelos 88 anos de fundação do município, na noite desta segunda-feira (4.ago). O evento, que reuniu autoridades civis, militares e políticas, familiares e amigos, foi abrilhantado pela Banda Zequinha de Abreu e teve como ponto alto a entrega dos títulos de Cidadão Votuporanguense a cinco personalidades de destaque, reconhecidas por sua contribuição ao desenvolvimento e bem-estar de Votuporanga.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Daniel David (MDB), ao lado do 1º secretário, vereador Emerson Pereira (PSD), com a presença dos demais parlamentares. Também participaram o prefeito Jorge Seba (PSD); o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB); o presidente da OAB – Votuporanga, Dr. Adelino Ferrari; o reitor da Unifev Osvaldo Gastaldon – representando o presidente da Fundação Educacional Celso Penha Vasconcelos; o capitão da Polícia Militar André Navarrete; o tenente do Corpo de Bombeiros André Luiz Teixeira; e o empresário José Francisco dos Santos e sua esposa Cinara, da Rede Porecatu.

Mesa de Autoridades da sessão solene pelos 88 anos de Votuporanga – Foto: Reprodução

A primeira entrega da noite foi ao diretor de Engenharia e Obras da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Silvio Vasconcelos, por iniciativa do vereador Dr. Leandro (PSD). O homenageado, que teve papel essencial na construção de mais de 180 casas populares em Votuporanga, destacou a emoção de receber a honraria: “Sinto-me honrado e feliz em receber tão honrosa homenagem”, declarou.

Na sequência, foi a vez da secretária estadual de Esportes, coronel PM Helena Santos Reis, ser homenageada pelo vereador Vilmar da Farmácia (PSD). A coronel se emocionou ao assistir a um vídeo retratando sua trajetória de vida e o apoio dado a projetos esportivos em Votuporanga, como os Jogos Regionais do Interior: “Uma homenagem que toca profundamente, pois vem de uma cidade pela qual tenho enorme carinho”, afirmou Helena. 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joana Rosely Vanzella Seba (Rose Seba), homenageada pelo vereador Emerson Pereira (PSD), foi ovacionada ao subir à tribuna. No telão, um vídeo apresentou depoimentos de representantes de entidades assistenciais que atendem no município. Emocionada, Rose Seba agradeceu: “Recebo esse título com gratidão e humildade. Votuporanga me acolheu e aqui encontrei meu propósito.” 

O quarto homenageado, professor José Roberto Medalha, foi reconhecido por iniciativa do vereador Marcão Braz (PP). Medalha é referência na educação e no atletismo local, sendo querido por várias gerações de alunos e atletas: “Esta homenagem é um reconhecimento não só a mim, mas a todos os educadores que acreditam no poder transformador do esporte”, agradeceu.

Os cinco homenageados com o título de Cidadão Votuporanguense – Foto: Reprodução

Encerrando a entrega dos títulos, o pastor Adriano Meira Natal, da Igreja Amor & Família, recebeu a homenagem proposta pelo ex-vereador professor Djalma Nogueira. Em meio a aplausos, fiéis, familiares e amigos celebraram o reconhecimento ao trabalho espiritual e social realizado pelo pastor. Na tribuna, Adriano agradeceu o título de Cidadão Votuporanguense: “Me sinto adotado por esta terra que tanto amo. Meu compromisso com Votuporanga só se fortalece.” 

Após as entregas, os homenageados posaram para fotos com seus respectivos quadros de cidadania. Em seguida, as autoridades presentes fizeram uso da palavra, reforçando a importância do momento para o município. 

Representando o Legislativo estadual, o deputado Carlão Pignatari parabenizou a Câmara pela organização da solenidade e destacou a relevância dos homenageados: “São pessoas que já pertencem à história de Votuporanga. Essa homenagem é mais do que justa”, disse. 

Amigos, familiares e admiradores lotaram o plenário – Foto: Reprodução

O prefeito Jorge Seba reforçou o valor simbólico da data e o papel dos novos cidadãos votuporanguenses: “Cada um desses homenageados representa um pilar fundamental da nossa sociedade: a moradia, o esporte, a educação, o social e a fé. Votuporanga é grata a vocês”, destacou.

O encerramento dos trabalhos ficou com conta do presidente da Câmara, Daniel David: “Hoje é um dia especial. Um dia para reconhecer, celebrar e agradecer. O ponto alto desta cerimônia, sem dúvida, é a entrega das honrarias a cinco cidadãos que, a partir de agora, são oficialmente reconhecidos como filhos desta terra”, declarou. 

“Mais que uma formalidade, essa é uma expressão de gratidão e de pertencimento — porque Votuporanga cresce, evolui e se destaca graças à dedicação de pessoas como os que hoje homenageamos”, concluiu. 

A sessão solene pelos 88 anos da cidade das brisas suaves foi encerrada com a execução do Hino de Votuporanga pela Banda Zequinha de Abreu.