Toda venda de Big Mac nas unidades de Votuporanga, Rio Preto, Catanduva e Fernandópolis será revertida para a instituição.
Neste sábado, dia 26 de agosto, aconteceu a 35ª edição da campanha McDia Feliz. Toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e Votuporanga, será destinada para à oncologia pediátrica Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A campanha, uma das maiores ações de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil, vai ajudar a tornar menos pesado o tratamento de dezenas de crianças que lutam contra o câncer, moradoras da região e de outras várias partes do País.
Várias ações foram realizadas para impulsionar as vendas dos sanduíches Big Mac e, consequentemente, ajudar ainda mais crianças. Além das vendas dos vouchers antecipados, instituições e empresas distribuíram lanches em vários locais.
“A campanha foi um sucesso, com vendas expressivas. O McDia Feliz é muito impactante e significativo porque, por meio desta ação, o Instituto Ronald McDonald promove uma melhoria para o tratamento de crianças com câncer, em todo o Brasil. Este projeto, que tem ajudado o HCM há muitos anos, é fundamental para que possamos fornecer tratamento e melhor acolhimento de crianças de Rio Preto e região”, afirma o diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Soares Souza.
Atualmente, o hospital oferece serviço de quimioterapia, radioterapia, faz transplante de medula óssea e acompanha todo o tratamento de centenas de crianças e adolescentes. “Todos os anos, antecipadamente, o HCM apresenta um projeto explicando como o dinheiro será destinado. No ano passado, por exemplo, fizemos a quimioteca. No ano retrasado, compramos o aparelho de ultrassom. Neste ano, o valor arrecadado vai ajudar com os custos, porque o valor é muito alto, dependendo do tipo de tratamento e estágio da doença – inclui exames de alto custo, cirurgia de alto custo, tratamento quimioterápicos ou, ainda, transplante de medula óssea”, completa o diretor Dr. Antônio Soares Souza.
“Comer um Bic Mac no McDia Feliz é um ato de amor. É, com certeza, abraçar uma causa muito especial, já que o câncer continua sendo a doença que mais mata no Brasil, inclusive entre jovens de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, afirma a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco.
A ação é realizada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald (IRM) e, neste ano, beneficiará 72 projetos de 51 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil, de norte a sul do país. Para Rubens Fragoso, franqueado da rede nas cidades de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e Votuporanga, participar do McDia Feliz é gratificante não apenas como empresário, mas principalmente como cidadão.
“O McDia Feliz tem um sabor especial. Participamos da campanha há 28 anos e os recursos doados para o HB e HCM são de extrema importância para o tratamento e acolhimento de pacientes em tratamento de câncer e seus familiares. O envolvimento de todos os colaboradores e gestores dos restaurantes McDonald’s demonstra o comprometimento em causas sociais importantes. Em 2022 foram arrecadados R$ 141.694,07 destinados na estruturação de uma quimioteca no HCM”, destaca Rubens.
Bianca Providel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, ressalta a importância de todos se unirem para mudar essa realidade e levar esperança a milhares de crianças, adolescentes e suas famílias em todo o Brasil. “O McDia Feliz é uma oportunidade de ampliarmos o nosso olhar para o câncer infanto-juvenil, para falarmos com nossos filhos sobre solidariedade e esperança. É momento de troca, renovação e sonhos, impactando positivamente a vida de milhares de famílias e contribuindo para a saúde e qualidade de vida de crianças e jovens em tratamento oncológico”, finaliza.
Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 375 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Sobre o Hospital da Criança e Maternidade
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto é referência no Brasil em assistência, ensino e pesquisa pediátrica e obstétrica. Além de oferecer atendimento humanizado e a mais moderna tecnologia aos pacientes, o a instituição é um importante centro formador de profissionais altamente capacitados e produtor acadêmico-científico, em estreita parceria com a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).
Com uma estrutura de oito andares, além de térreo e subsolo, 252 leitos, o HCM ocupa uma área de mais de 18 mil metros quadrados e integra um dos maiores complexos hospitalares do Estado de São Paulo, que reúne também o Hospital de Base (HB) de Rio Preto, o Ambulatório de Especialidades, o Instituto do Câncer (ICA), o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 24 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.