Calor: os cuidados para aliviar inchaço, peso e varizes nas pernas

564
Dra. Kamilla Marques Boute Anzai, cirurgiã vascular - Foto: Reprodução

Dra. Kamilla Marques Boute Anzai, cirurgiã vascular do SanSaúde, traz o alerta.


Sol, calor, aumento da vasodilatação do sistema circulatório, edema e uma sensação de peso e cansaço nas pernas. Típicos do verão, esses fatores pioram o quadro de quem sofre com varizes, alerta a Dra. Kamilla Marques Boute Anzai, cirurgiã vascular do SanSaúde.

Dra. Kamila explica que as varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem mais frequentemente nos membros inferiores. O surgimento delas tem um fator hereditário importante, e a doença pode ser agravada por certos hábitos de vida como, por exemplo, sedentarismo.

Estudos nacionais mostram que 37,5% da população apresenta varizes. Elas surgem mais frequentemente a partir dos 30 anos e vão ficando mais frequentes com o envelhecimento. É quatro vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.

Calor

A circulação sanguínea na pele trabalha para regular a temperatura do organismo. E, no clima quente, ocorre uma dilatação dos vasos durante esse processo, propiciando o agravamento tanto dos edemas como das varizes já presentes.

A importância de se mexer

Além do calor intenso, a falta de movimentação das pernas é um fator de risco extra. Você sabia que a panturrilha é conhecida como “coração periferico”? Isso porque quando contraída ela comprime as veias da perna e bombeia o sangue em direção ao coração. Sendo assim, exercitar as panturrilhas auxiliam no tratamento de problemas circulatórios, varizes, câimbras e também ajuda na prevenção destes problemas.

“Pratique atividade física regularmente; hidrate-se; diminua o consumo de sal; mantenha uma dieta saudável, sem alimentos gordurosos; se possível eleve as pernas por 15 minutos três vezes ao dia; seque a pele entre os dedos dos pés adequadamente para evitar micoses; hidrate os pés evitando rachaduras; evite o cigarro e bebidas alcoólicas’, ressaltou a cirurgiã.

Mais dicas para evitar que o problema se agrave

Exposição ao sol

Evite expor as pernas ao sol e aplique filtro solar se o fizer. No final do dia, faça massagem de baixo para cima com um creme frio.

Caminhadas e controle de peso

Coloque os pés para cima por alguns minutos, movendo-os constantemente. Realize caminhadas e exercícios físicos com supervisão médica. Também é preso controlar o peso e manter dieta rica em fibras.

Varie posição

Os médicos alertam que a pessoa não deve ficar muito tempo em pé ou sentado.

Uso de remédios

Deve ser feito sobre prescrição médica quando necessário.