Brucelose: Prefeitura alerta para a Campanha de Vacinação contra a doença

232
Brucelose: Prefeitura alerta para a Campanha de Vacinação contra a doença - Foto: Reprodução

Campanha segue até 30 de junho; vacina obrigatória para bovinos e bubalinos entre três e oito meses de idade.


A Divisão de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico alerta os pecuaristas que está em vigor a Campanha de Vacinação contra a Brucelose em todo o Estado de São Paulo. Após a publicação da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24, a campanha passa a vigorar durante todo o ano e neste primeiro semestre, as bovinas e bubalinas de três a oito meses, devem ser vacinadas até dia 30 de junho.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornecerá o atestado de vacinação ao produtor.

Diferente das campanhas anteriores, embora a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não seja mais necessária, é dever do médico-veterinário responsável validar a imunização no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação. 

Mais informações sobre a vacinação, inclusive a relação dos veterinários cadastrados, podem ser obtidas na Defesa Agropecuária, que atua na Casa da Agricultura, localizada na Rua Itacolomi, nº 3096, no bairro Vila Marin ou pelo telefone (17) 3421-3188.