Bairros da zona oeste recebem Mutirão contra a Dengue neste sábado  

826
Bairros da zona oeste recebem Mutirão contra a Dengue neste sábado - Foto: Reprodução

Moradores serão visitados das 7h às 13h; Vigilância Ambiental reforça a importância da população em receber os agentes em suas casas. Votuporanga lidera o ranking de mortes pela doença no noroeste paulista. 


Em mais uma ação preventiva, os moradores dos bairros Cecap e Vila América, na região oeste da Votuporanga/SP, serão visitados neste sábado (27.abr), das 7h às 13h, pelos agentes de saúde da Prefeitura no Mutirão contra a Dengue, realizado pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde. 

Votuporanga enfrenta um quadro epidêmico de dengue e contabiliza cinco mortes confirmadas pela doença e mais 2,6 mil casos, liderando o triste ranking de mortes no noroeste paulista. 

Contudo, o Mutirão contra a Dengue desenvolve ações de orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti intensificando as atividades nas áreas com maiores incidências da doença. 

A ação consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que além da Dengue, incluem também Zika e Chikungunya. A Vigilância Ambiental reforça mais uma vez a importância da população em receber os agentes em suas casas. 

Prevenção  

De acordo com a Prefeitura, além da prevenção realizada durante todo o ano, também é necessário a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas, manter os cuidados permanentemente em seus domicílios, além de receber a visita dos agentes em seus domicílios. O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população, e não deve ser cessado.  

A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.