
Emoção marcou o fim de um ciclo para os jovens do Ensino Médio do Colégio; evento foi realizado na manhã da última quinta-feira (4).
Na manhã desta quinta-feira (4/12), o Colégio Unifev promoveu a tradicional ‘Aula da Saudade’, reunindo 54 estudantes concluintes dos 3ºs anos do Ensino Médio no auditório da Cidade Universitária. Esse encontro especial marcou o fim de um ciclo importante na vida escolar dos jovens e contou com a presença do corpo docente e coordenação.
A ‘Aula’ começou com a participação das crianças do 2ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio, que cantaram e representaram simbolicamente a chegada e os primeiros passos na escola. A apresentação executada foi “Tempos Modernos”, de Lulu Santos, que uniu a nostalgia do começo da caminhada com expectativa de um futuro de transformações.
Um dos momentos mais emocionantes foi a série de declarações de despedida e incentivo pelos professores. O corpo docente formado por Prof. Dr. Alessandro Cavichia Dias, Prof. Me. Pedro Fuscaldo Barreto de Figueiredo, Prof. Me. Fabio Henrique Passoni Martins, Prof. Esp. Thiago Rodolfo Trindade, Prof. Me. José Francisco Bertolo, Profa. Esp. Danitielle Renesto Pozeti, Prof. Dr. João Victor Marques Zoccal, Prof. Dr. Odair Scatolin Rossafa Garcia e a Profa. Esp. Christiane Fúria Gavioli proferiu falas de carinho e direcionamento, motivando-os para a próxima fase de suas vidas.
A Profa. Ma. Adriana Naime Pontes, diretora do Colégio, destacou a formação dos alunos e o incentivo para os próximos desafios. “Hoje, com muito orgulho, esses nossos queridos alunos dos terceiros anos encerram uma caminhada importante. Acompanhamos o desenvolvimento de muitos deles desde cedo, e agora que ganham asas, temos a certeza do dever cumprido. O que fica é a satisfação de entregar ao mundo jovens preparados para o ensino superior. Desejamos que sigam com determinação e que as lembranças e os valores do Colégio Unifev os incentivem por toda a vida,” disse emocionada.
A coordenadora do Ensino Médio, Profa. Ma. Carmem Silvia Rodrigues Paschoal, uniu a saudade da despedida à motivação para a nova etapa. “Esta ‘Aula da Saudade’ é um momento de reflexão e de impulso para uma nova fase. As palavras de carinho, os nossos conselhos neste dia são um presente de despedida que ficará guardado para sempre em nossas memórias. Eles refletem a confiança que temos no potencial de cada um de vocês”, finalizou.
Árvore digital
Para simbolizar o crescimento de cada estudante, o Colégio Unifev utilizou a “Árvore digital”, ferramenta, que substitui o tradicional livro de assinaturas e consiste em uma ilustração de um tronco de árvore. Os professores deixaram suas digitais na raiz, simbolizando a base e o alicerce da formação. Em seguida, cada estudante marcou sua digital colorida nos galhos, transformando o quadro em uma obra de arte. A árvore se torna, assim, um registro visual e afetivo do legado deixado pela turma na escola, com cada digital representando o crescimento e a participação de cada aluno neste ciclo.




