Árvores são ‘rearrancadas’ na Avenida Emílio Arroyo Hernandes 

109
Árvores são ‘rearrancadas’ na Avenida Emílio Arroyo Hernandes – Foto: Reprodução

Não é a primeira vez que as árvores existentes na avenida são arrancadas, antes do início das obras aproximadamente 60 foram retiradas do local. Até o final da revitalização, o paisagismo da avenida deve plantar mais de 250, ao custo de R$ 585 mil.


Jorge Honorio
[email protected] 

Quem passa pela Avenida Emílio Arroyo Hernandes, principal via de comércio da região norte de Votuporanga/SP, nas últimas semanas, notou a diferença no paisagismo do canteiro central da revitalização do trecho, mais precisamente como o sumiço das árvores que cresceram no local desde o início das obras.

Na prática, não é a primeira vez que as árvores existentes na avenida são arrancadas, no início das obras, segundo o apurado, foram retiradas aproximadamente 60 árvores do local. O desaparecimento gerou manifestações contrárias, principalmente nas redes sociais. 

Desta vez, não foi diferente: “Gente do céu, até onde vão parar de arrancar as árvores no meio da Avenida Emílio Arroyo Hernandes, que judiação, fizeram uns bancos de enfeite, haja dinheiro nosso. E o pior é que não tem quem defenda a população. A gente acha errado e ninguém faz nada. Umas árvores frutíferas foram arrancadas sem dó. Faz uma poda na árvore em frente à sua casa para você vê a multa, tô pagando até hoje, entrei com recurso na Saev Ambiental e não consegui um filho de boa mãe que me defendesse, isso que estou com a fiação do poste passado no meio dos galhos. Foi poda drástica. Vai 400.00 reais para pagar. Aí fiquei sem energia mais de duas semanas. Precisei vir aqui reclamar. Agora arrancam as árvores do jeito que querem. É Votuporanga, tá difícil, tá de um descaso total, cadê os ambientais, os fiscais para multarem? Estou indignada com tudo isso”, desabafou Marilaine Deroide Silva, nas redes sociais.

A fala foi aquiescida por outros munícipes, entre elas Silvia Pires que apontou: “Tiraram as árvores, fizeram bancos. Aí você senta no banco fervendo e ainda pega um bronze com o sol na cabeça.”

No mês passado, a Prefeitura de Votuporanga anunciou o plantio de 145 mudas da espécie resedás no calçamento da avenida. Ao todo, mais de 250 novas árvores serão plantadas na Avenida Emílio Arroyo Hernandes.

Além dos resedás, o projeto paisagístico inclui também espécies como sete copas africana, pata de vaca híbrida rosa e palmeira carpentária, distribuídas em canteiros ao longo da avenida. Também serão adicionadas plantas ornamentais como guaimbé, barba de serpente, trapoeraba roxa e capim do Texas roxo, além de grama esmeralda em todos os canteiros e flores como clúsia e aspargo alfinete nas floreiras. 

A empresa responsável por essa etapa também realiza a instalação de um sistema de irrigação automatizado, garantindo a manutenção adequada das novas áreas verdes. 

A secretária de Planejamento Urbano, Tássia Coleta, destaca os benefícios do projeto: “Essa revitalização vai além da estética. O novo paisagismo transforma a avenida em um ambiente mais acolhedor e sustentável, com impacto direto na qualidade de vida da população.”  

O paisagismo de toda à avenida terá o custo de R$ 585 mil.