
Por meio do Núcleo de Cultura e Artes a mostra será aberta na próxima segunda, dia 13 de outubro no Memorial Unifev.
A Unifev e Francisco Caetano da Silva, o Seo Xiko, têm algo muito importante em comum: há 60 anos iniciavam suas carreiras. A mostra com 30 obras do artista será inaugurada na próxima segunda, dia 13 de outubro, às 20h no Memorial Unifev, uma iniciativa do Núcleo de Cultura e Artes da Instituição.
Seo Xiko nasceu Itajobi, conheceu a pintura em faixas de tecido aos 13 anos de idade e nunca mais parou. Para ter companhia, iniciou seu irmão João na arte de letrista e pintura de faixa e, juntos, tiveram a Pintart por duas décadas e meia. Hoje, Xiko está em versão solo com a Colorplac, localizada na Rua Rio Grande, 3376.
Mas ele conta que sua paixão iniciou em 1982, com telas à óleo. É autodidata, mas aprendeu a pintar observando os grandes mestres das artes plásticas da vizinha Fernandópolis: Bira Torricelli, Tito Montenegro. “Minhas primeiras mostras naquela cidade foram nas exposições universitárias, que eram muito prestigiadas”.
Formado em Contabilidade, chegou a trabalhar como desenhista de etiquetas de roupa e brevemente nos Correios, mas sabia que sua carreira estava na ponta dos pinceis, levando informação e arte. Sobre o processo criativo ele conta que pinta no ateliê e em casa. Depois de terminar sua agenda, dedica-se à criação com tinta à óleo como lazer e terapia.
Ainda que se apaixone por cada tela, ele diz que a comercialização em seu próprio ateliê e no coletivo Alpendre é uma forma de compartilhar suas criações. “As paisagens nascem com a ideia e depois viram outra”, diz o artista. Detalhista, conta que as molduras também são fabricadas por ele.
Xiko é pai orgulhoso de 2 filhos e preocupado com a formação das pessoas. Repassou sua arte na Comunidade São Francisco e no projeto Escola da Família aos finais de semana. “A arte é minha paixão”, disse.
As 30 telas de artes visuais ficarão em exposição no Memorial Unifev até dia 17 de outubro, segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. A visitação é gratuita. Para a coordenadora do Núcleo de Cultura e Artes, Profa. Ma. Silvia Brandão Cuenca Stipp, é sempre uma grande oportunidade poder receber uma mostra inovadora. “O artista Francisco Xiko da Silva tem uma trajetória interessante que une duas técnicas manuais e criativas. Fica aqui nosso convite para que a comunidade possa prestigiar sua exposição no Memorial Unifev”, afirmou.