Com o documento, Luciana Braga é reconhecida como uma profissional do Artesanato e as peças que produz, passam a ter maior valor, podendo ser vendidas para empresas públicas e privadas.
A artesã Luciana Braga recebeu na manhã desta segunda-feira, no Centro do Empreendedor, sua Carteira da SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, que foi entregue pelo diretor do CTMO – Centro de Treinamento de Mão de Obra “Altino Regiani”, José Carlos Leme de Oliveira. O credenciamento faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O assessor de gabinete Marcelo Marin Zeitune acompanhou a entrega, representando o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, titular da pasta que administra o CTMO.
Com o documento, a artesã está oficialmente identificada como profissional do Artesanato, o que lhe permite acesso aos serviços prestados pela SUTACO, fato que pode abrir portas para uma ampliação de mercado e auferir mais renda, já que agora ela pode participar de cursos de qualificação e requalificação (seja como aluno ou mesmo como professor), oficinas de aperfeiçoamento e de novas técnicas, além de poder se habilitar para solicitar microcrédito junto ao Banco do Povo. Além disso, a Sutaco oportuniza orientação técnica e jurídica, possibilidade de participação em exposições, destacando-se que o credenciamento permite que o artesão possa vender seus produtos em todo o estado, tanto para empresas públicas e privadas quanto em pontos de venda permanentes, como mercados, feiras, shoppings e eventos.
Como solicitar a carteira
De acordo com José Carlos Leme de Oliveira, “para solicitar a carteira, os artesãos devem procurar o CTMO, que é o agente de cooperação da SUTACO, em Votuporanga, quando terão todas as informações necessárias e o passo a passo para tornar-se um profissional do Artesanato, reconhecido em todo o País”.
A SUTACO tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Também é sua missão resgatar as formas tradicionais de expressão do Povo Paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características, bem como contribuir para a geração de renda e inclusão econômica das Artesãs e Artesãos Paulistas no mercado.