Atividade desenvolvida pela Profa. Ma. Karina de Oliveira na unidade curricular de Análise de Texto e Redação contribuem para o conhecimento, a oratória, a argumentação e o diálogo.
Os alunos das segundas séries do Ensino Médio do Colégio Unifev realizaram um debate sobre a Inteligência Artificial (IA), na última semana. A atividade foi desenvolvida sob a orientação e mediação da Profa. Ma. Karina de Oliveira, durante as aulas de Análise de Texto e Redação. Os estudantes tiveram uma semana para pesquisar e levantar informações para obter repertório sociocultural para elaboração do trabalho.
A apresentação das argumentações ocorreu no auditório da Cidade Universitária, onde os estudantes foram divididos em três grupos: dois deles discutiram sobre os benefícios e os malefícios da IA, enquanto um terceiro avaliou a argumentação, as fontes das informações, a objetividade, o respeito e o tempo estipulado para a exposição das ideias.
“Trata-se de uma prática importante no universo escolar, uma vez que os estudantes são estimulados a serem os protagonistas. Além disso, contribui para o desenvolvimento da oratória, da argumentação e do diálogo, possibilitando o conhecimento de vários aspectos acerca de um mesmo tema”, explicou a professora.
Para a estudante da 2a Série A, Bruna Mariotto Cintra dos Santos, o trabalho proporcionou uma imersão no universo da IA. “Foi uma oportunidade para a formação da nossa opinião e para aprender a ouvir as ideias dos outros, aprimorando nossa análise crítica. Falar sobre a inteligência artificial está muito em alta e, com esse trabalho, foi possível entender os prós e os contras dessa tecnologia em nossas vidas e na sociedade”, relatou.
O debate proposto e realizado pela professora Karina favoreceu a ampliação do processo pedagógico, individual e social dos alunos. Segundo Julia Palhares Conti, da 2ª série B, “a atividade nos tirou da zona de conforto ao nos desafiar a discutir sobre um tema extremamente atual. Durante o debate, enfrentamos diferentes opiniões, gerenciamos o tempo, desenvolvemos formas individuais de expressar ideias, colaboramos em equipe e, acima de tudo, cultivamos o respeito pelo próximo. Esse momento enriqueceu nossa jornada escolar e transformou minha perspectiva sobre inteligência artificial e debates.”
“Esse é um desafio que as escolas enfrentam e que deve ser abordado para explorar esse universo digital no qual estamos inseridos. Debater de maneira saudável todas essas questões é fundamental para o amadurecimento argumentativo e para o desenvolvimento criativo dos nossos alunos”, destaca a diretora do Colégio, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes.