Ação agradou aos estudantes que puderam conferir as edições do “Joca”, um jornal destinado a crianças e adolescentes.
Os alunos dos nonos anos do Colégio Unifev realizaram uma atividade, no dia 22 de maio, na Biblioteca da Cidade Universitária, utilizando o acervo de edições do “Joca”, o primeiro jornal destinado para crianças e jovens. A ação, realizada pela Profa. Ma. Karina de Oliveira, teve o objetivo de estimular a leitura por meio de textos jornalísticos a partir da análise das edições presentes na biblioteca.
De acordo com ela, os estudantes foram convidados a conhecer o jornal, assinado pela Instituição desde 2022. Durante a atividade, eles puderam escolher uma edição com temas que lhe chamassem a atenção e fizeram produções textuais por meio de um roteiro proposto pela educadora. “O ‘Joca’ é uma produção interessante, pois traz notícias do Brasil e do mundo, com um design e linguagem direcionados a crianças e jovens, podendo ser uma ferramenta bastante eficaz para a leitura e a produção de textos”, refletiu.
A estudante Isabela Zanini Alcantara Leite, do 9°ano A, disse que “desde pequena, sempre me interessei muito em saber sobre o mundo afora e o Joca conseguiu me proporcionar isso de uma forma muito atrativa. Contendo imagens, gráficos e curiosidades, a leitura do jornal se tornou imersiva e fluida. A diversidade de conteúdos e a linguagem utilizada me cativou; é ideal para prender a atenção de crianças e adolescentes. Em resumo, a minha experiência fazendo atividades com o Joca foi muito positiva, além de aprender (como com a matéria em inglês para praticar o idioma), eu também me diverti muito. Com certeza eu e minha turma adoraremos ter mais experiências com este jornal”.
A aluna Maria Clara Rocha Amorim, 9° ano B, também comentou que “a atividade foi muito interessante e divertida, pois analisamos reportagens sobre nossos temas favoritos. Nós entramos em contato com um meio de comunicação, o jornal impresso, com o qual não temos familiaridade e, assim, na atividade com o Joca aprendemos as procurar as informações e a interpretar notícias e reportagens. A experiência foi proveitosa, tivemos acesso a um recurso diferente e realizamos o trabalho em um ambiente igualmente especial, a biblioteca”.
A diretora do Colégio Unifev, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes, destacou que a proposta de incentivo à leitura e à produção textual demonstra o compromisso do Colégio Unifev com o desenvolvimento integral de seus alunos. “Acreditamos que a leitura é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos, e que a utilização de recursos atrativos e adequados à faixa etária torna o processo ainda mais enriquecedor”, afirmou.
Segundo Adriana, “a professora Karina demonstra grande criatividade e dedicação em suas aulas, buscando sempre métodos inovadores para motivar seus alunos e promover o aprendizado de forma significativa. A atividade com o ‘Joca’ é um excelente exemplo de sua paixão pela educação e seu compromisso com o desenvolvimento dos alunos”.
Por fim, a diretora convida toda a comunidade escolar a participar de novas iniciativas que promovam a leitura e a produção textual. “O Colégio Unifev está sempre buscando aprimorar suas práticas pedagógicas para oferecer aos alunos as melhores oportunidades de aprendizado. Convidamos todos os pais, responsáveis e alunos a se juntarem a nós nesta jornada de incentivo à leitura e à produção textual. Juntos, podemos construir um futuro ainda mais brilhante para nossos alunos”, finalizou.