Atividade teve como objetivo promover a discussão ativa e dinâmica de casos clínicos em eletrocardiograma, utilizando um formato de game de perguntas e respostas.
Aprendizado e competição movimentaram o último sábado (25.out) dos alunos do curso de Medicina da Unifev. Eles estiveram em um jogo de perguntas e respostas que explorou o eletrocardiograma (ECG) e temas de diversas outras áreas. A atividade foi projetada para estimular a discussão ativa e dinâmica de casos clínicos.
O game “O ECG é o limite” foi estruturado em cinco módulos, totalizando 20 casos clínicos estudados (quatro em cada módulo). Os participantes foram divididos em três grupos, e a equipe com a maior pontuação ao final foi declarada vencedora.
Para a docente da graduação, Prof. Dra. Elizabeth do Espírito Santo Cestário, o objetivo foi ampliar o conhecimento dos estudantes por meio da inovação. “Criamos um aplicativo, onde colocamos assuntos para que, de forma lúdica, nossos estudantes possam aprender, garantido a educação continuada sobre a interpretação correta de um eletrocardiograma frente a diversas patologias”, explicou.
O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, destacou a importância fundamental do exame na prevenção e tratamento de doenças cardíacas. “O eletrocardiograma é um dos principais testes não invasivos, essencial tanto para o diagnóstico inicial quanto para a avaliação da terapêutica indicada. O game é mais uma ferramenta para promover conhecimentos importantes, diminuindo assim índices de mortalidade causados por um diagnóstico aplicado erroneamente”, concluiu.






