Agentes de saúde recebem treinamento para atender as demandas da pessoa com deficiência 

33
Agentes de saúde recebem treinamento para atender as demandas da pessoa com deficiência - Foto: Reprodução

Ação da Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a inclusão.


Na última terça-feira (15.jul), a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria da Saúde de Votuporanga, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São José de Rio Preto, se uniram para a capacitar agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A iniciativa tem como objetivo orientar os profissionais sobre os direitos das pessoas com deficiência e também apresentar os serviços oferecidos pelo município. 

A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, com o propósito de ampliar o acesso à informação e garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam reconhecidos. Para dar início às capacitações, Nilton Santiago, secretário de Direitos Humanos, esteve presente no Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, do bairro Vila Paes e acompanhou o primeiro dia de orientações. 

A atividade foi conduzida pelo psicólogo Luiz Gustavo Vicentini, da APAE de São José do Rio Preto, que abordou as diretrizes do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), e Edmar da Costa, chefe de setor de Proteção a Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, que explicou o processo de emissão da Carteira PcD e os serviços disponíveis. 

Durante os encontros, os agentes estarão recebendo várias informações relacionadas ao tema. Entre os principais pontos abordados estão: Orientações sobre o (PEI), que visa promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; também sobre a Carteira da Pessoa com Deficiência (PcD), um documento que facilita o acesso a uma série de direitos e serviços; além dos demais serviços realizados pela Secretaria de Direitos Humanos voltados a esse público.