Dra. Luciana Akita explicou quais as doenças mais comuns, sintomas e tratamentos.
Certamente você já ouviu falar da área de reumatologia. Mas já se perguntou o que um profissional faz ou quais doenças ele trata? Esses e outros questionamentos serão respondidos pela Dra. Luciana Akita, médica do Sansaúde.
Dra. Luciana explicou que as patologias reumáticas são um conjunto de doenças que acometem principalmente o aparelho locomotor, ou seja ossos, articulações (juntas), músculos, tendões e ligamentos. Mas podem atingir órgãos como rins, coração e pulmão.
As mais comuns
É importante entender que reumatismo é um termo genérico, que envolve mais de 200 doenças, sejam elas inflamatórias, degenerativas, autoimunes, metabólicas, genéticas, entre outras. Entretanto, as mais comuns são: a Fibromialgia e a Osteoartrite (também conhecida como Artrose).
Porém, o dia a dia do profissional lida com doenças reumatológicas verdadeiras, conhecidas popularmente como “Reumatismos”, entre eles: Artrite reumatóide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, etc.
Como é a atuação do reumatologista?
É o especialista capacitado para o diagnóstico correto de cada tipo específico de “Reumatismo” e, consequentemente, seu tratamento.
Sintomas
Os sintomas variam amplamente de cada doença específica, mas no geral, os mais comuns são aqueles que acometem articulações e músculos como dor, rigidez e inchaço de juntas de mãos, pés, joelhos; dores na coluna, principalmente no início do dia, dores em músculos do corpo, como costas, braços e pernas; fadiga crônica. Também podem ocorrer lesões de pele, como psoríase e sensibilidade ao sol, queda de cabelo; olho seco e boca seca; sensibilidade ao frio; abortos e tromboses de repetição.
Hereditariedade
Dra. Luciana ressaltou que as doenças estão ligadas com a hereditariedade. “Sabemos que várias doenças reumatológicas têm importante componente genético, entre elas: Gota, Osteoporose, Artrose, Fibromialgia, Artrite reumatoide e Lúpus”, disse.
Tratamento
A médica explicou que o tratamento depende do tipo de doença reumatológica que o paciente possui, sempre devendo ser individualizado. “Mas no geral, compreende uso de medicações, vitaminas e suplementos alimentares; bem como auxílio de equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, fisiatra, acupunturista etc)”, afirmou.
Prevenção
A melhor forma de prevenir doenças reumatológicas é manter um hábito de vida saudável, com controle de peso corporal, prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, sem tabagismo; além de suplementação de vitaminas e minerais quando indicado.