O evento é uma promoção do Centro de Folclore e Cultura, realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Votuporanga sedia novamente o tradicional Encontro Interestadual de Companhias de Santos Reis. Em sua 38ª edição, o encontro reunirá diversos grupos da cidade para apresentações, troca de experiências, confraternização e promoção da cultura da Folia de Reis e seus diversos estilos. O evento será neste domingo (25.mai), a partir das 8h, no Parque da Cultura.
A iniciativa é uma promoção do Centro de Folclore e Cultura, realizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, com apoio do CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). Como nas outras edições, foram convidadas companhias de toda a região e também dos estados circunvizinhos.
Representarão Votuporanga as Companhias Garça Branca, Companhia do Divino Espírito Santo e Companhia de São Gonçalo. O Coral de Violas “A Voz do Sertão” fará a abertura do evento.
Entre as celebrações, está a missa que será realizada às 9h, no palco principal. A festa popular reúne diversos grupos de Folia de Reis em apresentações com danças, fantasias e trajes especiais que representam os personagens tradicionais do cortejo. As músicas são executadas com instrumentos típicos da festa, como violão, viola, sanfona, zabumba, pandeiro, caixa e reco-reco.
“Essa festa é coisa da nossa raiz, da nossa fé. Crescemos vendo isso e não pode deixar morrer. As companhias na rua lembram os três reis magos indo ver o menino Jesus. É bonito demais”, contou seu Natal Rosa, presidente do Centro de Folclore e Cultura.
Em edições passadas, a celebração era tradicionalmente realizada na Capela dos Santos Reis, no bairro Vila Paes. Desde 2024, passou a ser realizada no Parque da Cultura.
A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, reforça o convite para que todos prestigiem. “É uma alegria recebermos, pelo segundo ano, um evento tão bonito e típico da nossa região. Sabemos que é um evento muito aguardado pelos grupos envolvidos, uma celebração rica em cultura e tradição, que atrai inúmeros visitantes de outras cidades e estados.”