Votuporanga terá ‘Carreata pela Democracia’ neste domingo 

13
Votuporanga terá ‘Carreata pela Democracia’ neste domingo – Foto: Reprodução

O evento organizado pelo grupo Direita Votuporanga terá concentração no Parque da Cultura, a partir das 8h30. Os deputados Danilo Campetti (estadual) e Paulo Bilynskyj (federal) confirmaram presença.


Em meio à onda de protestos que devem ocorrer pelo Brasil neste final de semana contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Votuporanga/SP terá uma “Carreata pela Liberdade” neste domingo (3.ago). O evento político é organizado pelo grupo Direita Votuporanga e integra uma mobilização nacional articulada por meio das redes sociais, com manifestações previstas em diversas cidades brasileiras, por meio do movimento “Reaja Brasil”.

O principal alvo da manifestação é o ministro Alexandre de Moraes, inclusive por suas decisões no denominado inquérito golpe, e outras que afetam diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O protesto ganhou força no decorrer desta semana, quando Moraes foi sancionado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a Lei Magnitsky. O instrumento já foi usado para punir ditadores e terroristas.

Em Votuporanga, a concentração inicial está prevista para às 8h30, no Parque da Cultura. A carreata já tem a participação confirmada de lideranças bolsonaristas como o deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) e do federal Paulo Bilynskyj (PL).

O mesmo evento deve ocorrer em cidades vizinhas, em Fernandópolis, por exemplo, haverá uma série de protestos contra o governo federal e o judiciário brasileiro. Os protestos, segundo os organizadores, incluem um “adesivaço” e um “buzinaço”, visando expressar a crescente insatisfação da população. Neste sábado (2), a mobilização começa com um “adesivaço” na Praça da Matriz, na esquina da Rua Brasil, a partir das 8h30. Já no domingo (3), a manifestação continua com um “buzinaço” sobre o pontilhão da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), na Avenida dos Expedicionários Brasileiros, a partir das 8h30. 

Ainda segundo apurado, as manifestações previstas para este domingo vão ocorrer de forma simultânea em várias capitais e cidades de todo o País. Jair Bolsonaro ficará de fora, pois está proibido de sair de casa aos finais de semana por ordem de Alexandre de Moraes.