Votuporanga recebe palestra de Rodrigo Spada sobre os impactos da Reforma Tributária em SP 

68
Votuporanga recebe palestra de Rodrigo Spada sobre os impactos da Reforma Tributária em SP – Foto: Reprodução

Presidente da Febrafite e da Afresp destaca ganhos econômicos, sociais e federativos para o estado com as mudanças no sistema tributário. O evento ocorre nesta quinta-feira (25), às 9h, no Plenário ‘Dr. Octávio Viscardi’, na Câmara Municipal.


O vereador Dr. Leandro (PSD), juntamente com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Votuporanga, convida a população, lideranças políticas, empresariais e acadêmicas de Votuporanga e região para participar da palestra “O futuro de São Paulo pós-Reforma Tributária no Brasil”, que será ministrada pelo auditor fiscal Rodrigo Spada, um dos principais idealizadores da nova reforma tributária do país. O evento acontece nesta quinta-feira (25.set), às 9h, no Plenário ‘Dr. Octávio Viscardi’ da Câmara Municipal de Votuporanga, localizado na Praça Vereador Viana Filho, Rua Venezuela, 3819, Vila América.

Rodrigo Spada é presidente da Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo) e esteve diretamente envolvido nos debates técnicos e políticos que resultaram na aprovação da Reforma Tributária. Na palestra, ele apresentará uma análise detalhada sobre os impactos esperados para o país e, especialmente, para o estado de São Paulo.

Spada abordará os problemas do modelo anterior, marcado por excesso de complexidade, insegurança jurídica, regressividade no sistema de impostos e perda de competitividade da indústria nacional, além de destacar os avanços trazidos pelo novo modelo. Entre os mecanismos previstos estão a adoção do split payment, a criação de um cadastro único nacional, a implantação do cashback de impostos e a fiscalização integrada entre União, estados e municípios.

“A Reforma Tributária é um passo civilizatório. Ela enfrenta distorções que há décadas travavam o crescimento do Brasil: complexidade excessiva, insegurança jurídica e um sistema que penalizava os mais pobres e desestimulava investimentos. O novo modelo, fruto de um consenso raro entre diferentes esferas de poder e setores da sociedade, aponta na direção certa. Agora, o desafio é garantir uma implementação transparente, coordenada e comprometida com os objetivos que uniram o país em torno dessa mudança”, afirma Spada.

Um dos pontos centrais da palestra será o papel de São Paulo no novo cenário federativo. Atualmente, o estado é o único da federação que recebe menos da metade do que contribui à União. 

Segundo Spada, a reforma abre espaço para corrigir essa desigualdade, especialmente com a revisão dos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE): “É essencial que cada estado, cada município e cada cidadão compreendam o que está em jogo. Em São Paulo, temos a chance de virar o jogo, recuperar protagonismo e transformar nossa potência econômica em bem-estar para todos”, destaca. 

Perfil do palestrante 

Rodrigo Spada é Auditor Fiscal do Estado de São Paulo. Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar, Direito pela Unesp e com MBA em Gestão Empresarial pela FIA, ele atua na articulação técnica e política de temas relacionados à administração tributária e ao federalismo fiscal, sendo referência nacional no debate sobre modernização do sistema tributário brasileiro. 

O evento promete ser uma oportunidade única para que empresários, estudantes, lideranças políticas e a população em geral compreendam os impactos e as oportunidades que a Reforma Tributária traz para o futuro de São Paulo e do Brasil.