Votuporanga recebe duas ambulâncias para substituírem frota do SAMU 

342
Votuporanga recebe duas ambulâncias para substituírem frota do SAMU – Foto: Reprodução

Veículos destinados pelo Ministério da Saúde reforçam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que é regional, além de Votuporanga, atende outros 16 municípios.


A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga recebeu do Ministério da Saúde duas ambulâncias que serão usadas para substituírem parte da frota do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O Serviço é regional, além de Votuporanga, atende também 16 municípios da região.

O prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; do vice-prefeito, Luiz Torrinha; e da secretária da Saúde, Ivonete Félix, foi conhecer as novas ambulâncias na manhã desta sexta-feira (21.mar). A visita contou também com a presença do deputado estadual, Carlão Pignatari, do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel David, acompanhado dos vereadores, Ricardo Bozo e Sargento Moreno; do médico Chaudes Ferreira da Silva Júnior, coordenador da rede de Urgência e Emergência do município, e da equipe do SAMU. 

“Quero agradecer ao Ministério da Saúde que, a cada cinco anos, realizada essa renovação da frota e, agora, nós temos duas novas viaturas para prestarmos o serviço da melhor maneira. Estendo meus agradecimentos a toda equipe do SAMU, são profissionais que cuidam da nossa população e realizam de maneira muito eficiente todo este trabalho”, comenta o prefeito Jorge Seba.

“Nós teremos aqui uma nova Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade Básica. O Suporte Avançado é para aquelas ocorrências de maior gravidade em que nós precisamos dos equipamentos médicos adequados e equipe completa para este tipo de atendimento de urgência que funciona como uma unidade hospitalar de UTI”, finaliza a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

A vinda dos veículos para Votuporanga foi iniciada com a entrega de um lote de 789 novas ambulâncias do SAMU pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (14), em Sorocaba/SP. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Na cerimônia, prefeitos de várias cidades receberam simbolicamente a chave das ambulâncias das mãos de Lula: “Fico orgulhoso de entregar 789 ambulâncias, pois estamos cuidando da população. Estou contribuindo para salvar vidas nesse país. E até o final do ano que vem, vamos botar mais 2 mil ambulâncias dessas nas ruas”, anunciou o presidente.

Vale ressaltar que o governo federal já investiu R$ 2,18 bilhões na aquisição de mais de 13 mil veículos para o SAMU 192 desde sua criação em 2003, na primeira gestão de Lula. No entanto, o serviço, fundamental para atendimentos de urgência e emergência, enfrenta desafios relacionados à expansão e renovação da frota.