Votuporanga encerra 5ª Conferência do Idoso com propostas e eleição de delegados para etapa estadual 

105
Votuporanga encerra 5ª Conferência do Idoso com propostas e eleição de delegados para etapa estadual – Foto: Reprodução

Evento debateu ampliação de serviços, combate à violência e fortalecimento de políticas públicas para um envelhecimento mais digno.


A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Votuporanga foi realizada na última terça-feira (20.mai), no Sest Senat, reunindo comunidade, representantes do poder público e da sociedade civil. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento se consolidou como espaço de diálogo e construção coletiva.

Durante o encontro, os participantes debateram cinco eixos temáticos centrais: financiamento das políticas públicas; fortalecimento da proteção à vida, saúde e cuidado integral; enfrentamento da violência; participação social e protagonismo das múltiplas velhices; e consolidação dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

Entre as propostas aprovadas estão: criação de Centros de Convivência, ampliação da atenção domiciliar, fortalecimento da proteção social, campanhas educativas e capacitação de profissionais para atendimento especializado.

Outras sugestões incluem a implantação de Centros de Saúde Integrada, inserção de Práticas Integrativas no SUS, ampliação dos serviços como Centros-Dia (CDI) e Centros de Convivência do Idoso (CCI), ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e a redução da idade mínima para gratuidade no transporte público. O fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa também foi apontado como prioridade para garantir mais representatividade e eficácia nas políticas públicas.

Delegados eleitos para a etapa estadual

A conferência também elegeu os representantes que levarão as demandas de Votuporanga à etapa estadual. Pela sociedade civil, foram escolhidos Eugênio Batista Neto (titular) e Eliete Maria Coelho Tassi (suplente). Pelo segmento governamental, Juliana Carvalho Cunha (titular) e Adriano Borges Domingos da Silva (suplente).