Votuporanga continua na Fase Laranja do plano de flexibilização

324
Anúncio foi feito ontem pelo governador João Doria

Votuporanga vai continuar na fase laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização com abertura de comércio e em horários reduzidos. Nesta fase também engloba toda a região Noroeste.

O anúncio ocorreu no começo da tarde de sexta-feira (24) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A quarentena foi ampliada até 10 de agosto em todo Estado. Essa permanência na fase laranja continua por duas semanas.

Havia apreensão da região ser enquadrada na fase um vermelha, a mais dura da quarentena, após aumento de casos e mortes na última semana. Atualmente só em Rio Preto a Saúde contabiliza  6.809 casos da doença e 187 mortes.

O Plano SP de flexibilização foi apresentado pela primeira vez no final de maio e passou a valer a partir de junho. As regiões são dividas pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). A DRS de Rio Preto reúne 100 municípios e é a que engloba Votuporanga.

São cinco fases e a mais dura é a 1 e o melhor cenário de reabertura é a fase 5. Cinco pontos são analisados para definir em qual fase cada uma das regiões do Estado vai se enquadrar: ocupação de leitos de UTI, leitos por 100 mil habitantes, variação dos casos, variação das internações, e variação de óbitos de uma semana para outra.

Cidades da região de Votuporanga vão restringir funcionamento do comércio no domingo

Ao todo, 17 cidades fizeram um acordo de abrir apenas alguns serviços essenciais, como farmácias, unidades de saúde e postos de combustíveis.

 

Cidades da região de Votuporanga vão restringir ainda mais o funcionamento do comércio

Postos de combustíveis poderão ficar abertos no domingo, mas com sua lojas de conveniência fechadas

 

Na região de Votuporanga (SP), 17 cidades vão restringir o funcionamento do comércio neste fim de semana para evitar a aglomeração por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida faz parte de um acordo entre os municípios para evitar a circulação de pessoas.

A regra, segundo o que ficou acordado entre os prefeitos, vale para o domingo (26). Hoje, sábado continua o funcionamento normal. No acordo, podem funcionar apenas as unidades de saúde, farmácias e postos de combustíveis, com as lojas de conveniência fechadas.

A intenção das prefeituras é frear o avanço da Covid-19 na região de Votuporanga. A Apas (Associação Paulista de Supermercados) fez uma carta aberta contra a medida, afirmando que vai aglomerar pessoas em outros dias de mercado aberto e deslocar pessoas de cidade, onde os mercados ficarão abertos no domingo.

Confira as cidades que estão no acordo: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga.