Primeiro grupo atendido será o de crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. Pais devem levar os filhos as Unidades Básicas de Saúde do Pozzobon ou do bairro São João, das 8h às 17h.
Votuporanga/SP começa, nesta terça-feira (17), a vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde recebeu a primeira remessa das vacinas da Pfizer destinada ao público-alvo e serão disponibilizadas 380 doses do imunizante para composição pediátrica.
O primeiro grupo atendido será o de crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Os pais devem levar os filhos até as Unidades Básicas de Saúde do Pozzobon ou do bairro São João, das 8h às 17h.
Endereço das Unidades Básicas de Saúde
- “Dr. Jonas Pires Corrêa” – Rua: Antônio Galera Lopes, Nº 2652 – Bairro Pozzobon
- “Dr. Gumercindo Hernandes Morales” – Rua: Luís Lamana, Nº 3082 – Bairro: São João
O pai ou responsável precisa apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente listada no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde. Também é preciso levar documentos pessoais e comprovante de residência.
A recomendação é para que as crianças estejam acompanhadas do responsável legal. Caso isso não seja possível, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um termo de assentimento, que poderá ser assinado previamente pelos pais e apresentado no dia da vacinação.
É recomendado que faça o pré-cadastro, porém, a medida é opcional e não é um agendamento, contudo, possui intento de facilitar a fluidez e agilidade do atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações.
Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.
Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação.
Lista de comorbidades:
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas;
- Próteses e implantes cardíacos;
- Talassemia;
- Síndrome de Down;
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos);
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática;
- HIV.