Votuporanga acumula 9 mil casos de dengue e cinco mortes em 2022 

503
Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue — Foto: Reprodução

Apesar do alto número de casos e óbitos registrados nos primeiros meses do ano, levantamento aponta que município controlou a doença.


Votuporanga/SP contabiliza 9.038 casos de dengue no ano e outros 840 estão em investigação. Os bairros com maior incidência são: Pozzobon, Colinas e Pró-Povo, na região norte da cidade.

De acordo com um levantamento da Secretaria da Saúde, a pedido do Diário de Votuporanga, desde o começo de 2022, cinco mortes foram provocadas pela doença, sendo três homens, dois de 75 e um de 59 anos, com comorbidades; um menino de 3 anos, também com comorbidade; e uma mulher de 32 anos, sem comorbidades. Não têm óbitos em investigação.

Ainda segundo o levantamento, o número de novos casos vem caindo e já está distante do ponto de epidemia decretado pelo município no mês de abril. Por exemplo, em março foram registrados 3.394 casos e em abril outros 3.094, já em maio 1.143 e junho 95; em julho, até o momento, nenhum caso foi contabilizado. 

Tratamento 

A hidratação do paciente é parte importante do tratamento, pois a dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. 

Por isso, é preciso beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos. Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas. 

Não existe um medicamento específico para a doença. A medicação serve basicamente para aliviar as dores. 

Ações preventivas 

A Secretaria da Saúde afirmou que está sempre realizando operações preventivas, envolvendo a comunidade, com o intuito de reduzir os casos da doença no município através de ações como bloqueio de controle de criadouros de casos suspeitos e positivos e visita casa a casa; pulverização com equipamento costal; nebulização veicular; índice da Avaliação de Densidade Larvária realizada a cada três meses pela Vigilância Ambiental; e a intensificação das ações nos pontos estratégicos como ferro velho entre outros.