Votuporanga acumula 485 casos positivos de dengue em 2023 

896
Votuporanga acumula 485 casos positivos de dengue em 2023 – Foto: Reprodução

Ao todo, 1.469 casos foram descartados e 236 seguem em investigação. Nenhum óbito causado pela doença foi registrado neste ano, segundo a Secretaria de Saúde.


Votuporanga/SP acumula 485 casos positivos de dengue desde o começo do ano. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (4.mai), pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do Diário de Votuporanga.

Segundo aos dados da pasta, em março 210 casos foram confirmados; já abril 49, porém mais de 200 casos estão em investigação. Ao todo, 2.190 notificações foram registradas, sendo que 1.469 casos foram descartados e 236 seguem em investigação. Nenhum óbito causado pela doença foi registrado neste ano.

A Secretaria informou ainda que “não há uma região com maior incidência de casos suspeitos e positivos, os casos estão igualmente distribuídos pelo município.”

Vale ressaltar que o trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. “Precisamos que a população colabore com o serviço, verificando o quintal pelo menos uma vez na semana para eliminar os locais que possam acumular água parada e assim evitar a proliferação do mosquito e mantermos a doença controlada em nossa cidade”, comenta a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Samara Del Pino Fernandes. 

As principais medidas de prevenção são: 

– Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;  

– Retirar dos quintais objetos que acumulam água;  

– Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;  

– Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso.  

– Ao apresentar os sinais e sintomas, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, é importante procurar uma unidade básica de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.