Vereadores pedem recursos a deputados federais em Brasília 

612
Vereadores visitam gabinetes de deputados federais em Brasília em busca de recursos – Foto: Reprodução

Valdecir Lio, Jezebel Silva e Cabo Renato Abdala solicitaram investimentos nas áreas da saúde, obras e infraestrutura de Votuporanga.


Os vereadores Valdecir Lio (MDB), Jezebel Silva (Podemos) e Cabo Renato Abdala (Patriota) estiveram em Brasília/DF, na última semana, em busca de recursos para Votuporanga/SP. Durante a visita aos gabinetes dos deputados federais, a comitiva votuporanguense protocolou diversos ofícios reivindicando recursos para diversas áreas do município, como: saúde, obras e infraestrutura.

No gabinete do deputado federal Fausto Pinato (PP), Lio reivindicou uma emenda no valor de R$100 mil para custeio da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador destacou que a saúde é um conjunto de ações, sendo prioridade nos sistemas de políticas públicas, voltadas para a promoção da saúde, qualidade de vida, tratamentos e reabilitação. Ao deputado, ainda foi solicitada uma emenda parlamentar para aquisição de pá carregadeira W-20E e uma minicarregadeira tipo Cartepillar 216/226.

Já no gabinete da deputada federal Renata Abreu (Podemos), os vereadores Lio e Jezebel reivindicaram apoio junto ao Governo Federal para a realização de mutirão de cirurgias e exames. Para os vereadores, considerando que a fila de exames e cirurgias de cataratas que são realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Votuporanga, está com uma demanda muito acima das cotas que são disponibilizadas mensalmente, com um atraso de pelo menos dois anos nesses atendimentos, acarretando uma demora no tratamento de saúde desses pacientes que estão aguardando.

Os vereadores justificam que a Secretaria Municipal de Saúde pediu a intervenção da Câmara Municipal para reivindicar junto ao Governo Federal para disponibilizar recursos financeiros ou sistema de mutirão para que as demandas de cirurgias de catarata e exames de endoscopia e ultrassom sejam atendidas, zerando assim, as filas de esperas e, consequentemente a melhora na qualidade de vida desses pacientes.

Os vereadores argumentam que a demanda por tais procedimentos e, de acordo com a cota disponibilizada mensalmente é:

  • cirurgia de catarata – em média 45 cotas/mês, sendo que essa quantidade é dividida por 2, pois, na maioria dos casos, são os dois olhos operados. A demanda é de 1995 pacientes, que estão aguardando desde agosto de 2020.
  • exames de ultrassom – em média 490 cotas/mês. A demanda é de 5.486 pacientes aguardando desde dezembro de 2021.
  • exames de colonoscopia – em média 4 cotas/mês. A demanda é de 465 pacientes aguardando desde setembro de 2021.

Já no gabinete do deputado federal Miguel Lombardi (PL), Valdecir Lio protocolou ofício solicitando recursos na ordem de R$150 mil para a aquisição de um veículo para o Lar São Vicente de Paulo; e justificou alegando que a entidade é parceira da administração municipal no atendimento às famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

No gabinete do deputado federal Vinícius Carvalho (Republicanos), a vereadora Jezebel pediu sua intervenção para propor emenda parlamentar para viabilizar a instalação de sala de neuro, estimulação e aquisição de um veículo para busca ativa e vistas domiciliares do CAPS i (Centro de Apoio Psicossocial) Infantil de Votuporanga.