Vândalos destroem árvores recém-plantadas em escola de Votuporanga 

598
Vândalos destroem árvores recém-plantadas em escola de Votuporanga – Foto: Reprodução

Estruturas que protegiam mudas também foram destruídas; Plantio foi recente em comemoração à Semana do Meio Ambiente.


Vândalos destruíram cinco árvores recém-plantadas nos arredores da Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo, na área central de Votuporanga/SP, no último fim de semana.

Ao todo, cinco mudas foram brutalizadas. Pela Rua Amazonas, uma quaresmeira, uma pata de vaca e um ypê amarelo; já pela Espírito Santo um ypê amarelo e pela São Paulo uma resedá. 

As árvores, doadas pela Saev Ambiental, foram plantadas na última segunda-feira (5.jun), e o cenário de destruição foi flagrado exatamente uma semana depois.

Ao Diário de Votuporanga, o professor Fábio Martins Pinhatari, responsável por um projeto, em conjunto com outros professores da unidade escolar, e trata sobre educação ambiental, arborização externa da escola, além de inclusão social, lamentou profundamente o episódio: “Sentimento é de tristeza e porque a árvore é um símbolo de que a natureza deve ser respeitada, o direito à vida, a necessidade de ter uma árvore numa cidade é para o bem de todos nós. Condição do ar mais puro, preservação ambiental, a própria Cidadania, um direito à vida.” 

O educador afirmou, resignado, que missão de educar e conscientizar continuará: “O trabalho feito dentro da escola seguirá, ensinamentos na teoria e na prática sobre o meio ambiente; as árvores vão ser plantadas e cuidadas de novo.”

Procurada pelo Diário, a Saev Ambiental comentou o episódio: A Saev Ambiental lamenta esses atos de vandalismo que prejudicam o meio ambiente e a cidade de maneira geral. No caso citado pela reportagem, da Escola Estadual “Dr. José Manoel Lobo”, a autarquia orienta que a escola solicite a reposição das mudas de árvores, por meio de um ofício direcionado à superintendência.”