Unifev sedia 20ª edição das Jornadas Regionais & Missão Técnica do Semesp

493
Unifev sedia 20ª edição das Jornadas Regionais & Missão Técnica do Semesp - Foto: Reprodução

Encontro, organizado pelo Sindicato de Mantenedoras de Ensino Superior, aconteceu na última sexta-feira (14), na Cidade Universitária.


A Unifev sediou, na sexta-feira (14.jun), a 20ª edição das Jornadas Regionais, organizadas pelo Sindicato de Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). O encontro, que aconteceu na Cidade Universitária, contou com a presença de gestores administrativos e acadêmicos de mais de 10 Instituições de Ensino Superior (IES) da região.

Como anfitriões do Centro Universitário de Votuporanga, estiveram presentes o diretor-presidente e o diretor vice-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Douglas Gianoti e Cláudio Luis Romeiro (Caca), respectivamente; o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio; a procuradora Institucional, Profa. Ma. Iza Valéria Silva; a gerente acadêmica, Aparecida (Cidinha) Aoki; o coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco; o controller, Paulo Gil Guimarães; a supervisora do setor de Comunicação e Marketing, Graziele de Marchi; e o supervisor do setor Comercial, Sidnei Xavier Junior.

O objetivo do evento foi fomentar a troca de experiências entre os participantes e aproximar o Sindicato dos associados do interior. As discussões foram acerca do cenário educacional do País e suas tendências, a gestão acadêmica, marketing e a legislação Educacional.

“É um evento que sempre temos satisfação em participar. O momento é propício para avaliarmos nossas próprias experiências e, também, traçarmos novos planos. Foi um dia proveitoso e enriquecedor para todos nós”, afirmou Gastaldon.

As palestras, que aconteceram no auditório do câmpus, foram divididas em painéis, sendo o primeiro com o tema “Dados mercadológicos atualizados da região de São José do Rio Preto e análise da intenção de ingresso no ensino superior”, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

“Apresentamos dados estatísticos e tendências do setor de ensino superior na região para auxiliar as IEs na elaboração de estratégias, planejamento e gestão, e um guia sobre como implementar um programa de crédito educativo próprio e ofertar aos estudantes para o custeio das mensalidades”, disse Capelato.

Já o painel 2, falou sobre as vantagens da metodologia ativa e os recursos de alta fidelidade na graduação de Medicina e teve como palestrante o Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, coordenador do curso na Unifev. Segundo ele, “o objetivo desses métodos é formar profissionais dotados de conhecimento médico e humanista, com capacidade crítica, reflexiva e de aprendizagem contínua”.

“Na nossa Instituição, oferecemos aprendizado na prática baseado em problemas e projetos, com a Prática de Integração Ensino Serviço-Comunidade (PIESC) e as aulas em grupos de 10 a 12 alunos, juntamente com os recursos de alta fidelidade, formando médicos mais preparados e humanistas para o atendimento futuro”, refletiu Telini.

Os painéis 3 e 4 foram chefiados pelo pró-reitor, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, que trouxe como tema “Suporte didático-pedagógico aos docentes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem” e “Digitalização de acervo acadêmico físico e ambiente digital para comunicados internos”, respectivamente.

Após pausa para o almoço, o painel 5 trouxe o projeto Plurais como assunto, ministrado pelo reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon. “É um programa inovador que conecta as dimensões dos direitos humanos, meio ambiente, cultura e arte, levando a nossa Instituição para mais perto da comunidade com ampla diversidade de ações e temas importantes para toda a sociedade”, comentou.

O evento foi encerrado com um tour pelo Complexo Poliesportivo da Cidade Universitária e Centro de Especialidades de Medicina Veterinária (Cevet).