Unifev realiza o I Hackathon do curso de Sistemas de Informação EAD

303
Unifev realiza o I Hackathon do curso de Sistemas de Informação EAD - Foto: Reprodução

Evento online sobre “Soluções para Cidades Inteligentes”, propôs como desafio criar aplicativos que facilitem a mobilidade urbana, a segurança e a sustentabilidade ambiental.


O curso de Sistemas de Informação EaD da Unifev promoveu, recentemente, o primeiro “Hackathon – Soluções para Cidades Inteligentes”. O desafio proposto aos alunos foi desenvolver aplicativos que tornem mais fáceis a vida dos moradores, sobre temas como mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade ambiental.

Conforme o responsável pela atividade, Prof. Esp. Eric de Oliveira Freitas, os hackathons são eventos que reúnem programadores para desenvolvimento de soluções criativas e rápidas para desafios específicos. “O evento buscou capacitar os estudantes a criar soluções tecnológicas inovadoras para desafios urbanos, estimulando o trabalho em equipe e a criação de projetos viáveis para o futuro”, explicou.

Segundo Freitas, durante o hackathon foram propostos um aplicativo que simule o funcionamento de uma Área Azul Digital, um aplicativo para mapeamento de queimadas e que interaja com o Corpo de Bombeiros e um aplicativo que informe os pontos de tráfego mais intenso nas cidades. “O objetivo foi identificar as dificuldades dos moradores e desenvolver soluções digitais que permitam aos usuários maior independência na hora de encontrar respostas para os problemas dos municípios. Após as análises, os graduandos propuseram quais seriam as possíveis soluções e modelos para o funcionamento dos projetos”, destacou.

De acordo com o docente, o tema foi proposto devido a crescente necessidade de adaptar as cidades às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e sustentável. “Como futuros profissionais de TI, os estudantes de Sistemas de Informação têm a oportunidade de aplicar suas habilidades e criatividade para resolver problemas urbanos complexos, contribuindo com soluções tecnológicas que possam melhorar a eficiência dos serviços públicos”, finalizou.

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3