Cursos da saúde da Instituição ofereceram serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação e orientações.
A Unifev participou, na manhã do último sábado (26.out), de uma ação junto aos clubes Rotary Novas Gerações, Votuporanga, Oito de Agosto e Novo Milênio, de Votuporanga, para a sensibilização quanto à importância da vacinação à poliomielite, na praça na praça cívica “Prof. Benedito Lopes de Oliveira” (em frente à Concha Acústica). A atividade contou com o apoio da Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
O coordenador dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Prof. Dr. Roberto Carlos Grassi Malta, destacou que o diagnóstico precoce e os cuidados diários são essenciais para salvar vidas. “Ao orientar a comunidade, nossos alunos demonstraram a importância da formação de profissionais comprometidos com a saúde pública”.
A coordenadora de Enfermagem, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, explicou a necessidade de uma campanha permanente. “Até o momento a cobertura vacinal para a poliomielite não passa dos 80%. Com a iniciativa dos clubes de Rotary a meta é ampliar o número de crianças vacinadas”.
Durante o evento foram aplicadas doses da vacina ‘dupla adulto difteria’, que é a vacina que protege contra a difteria e tétano. Quem passou pelo local podia atualizar a sua caderneta, pois estavam disponíveis vacinas contra a hepatite B, febre amarela, gripe e tríplice viral, que protege do sarampo, caxumba e rubéola.
Para o diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Celso Penha Vasconcelos, esse trabalho é fundamental para a conscientização da população sobre os riscos da poliomielite. “É preocupante que a cobertura vacinal em Votuporanga esteja abaixo dos 80%. A iniciativa dos clubes de Rotary e a parceria com a Unifev representam um passo importante para reverter esse cenário e garantir a proteção das nossas crianças. Essa ação demonstra o potencial transformador da união entre instituições de ensino, entidades do terceiro setor e poder público”.
“Por meio dos cursos da área da saúde, mais uma vez, a Unifev demonstrou seu compromisso social com a comunidade. A disponibilização de serviços gratuitos de saúde mostra nosso comprometimento em promover a saúde e o bem-estar da população. Aliada à ação rotariana, poderemos alcançar resultados significativos e contribuir para a construção de uma comunidade mais saudável e informada”, ressaltou o reitor da Instituição, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.
Queda no número de vacinação no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra a poliomielite vem caindo ao decorrer dos anos. A porcentagem de crianças vacinadas nunca foi tão baixo no Brasil. Em 2022, somente 72% das crianças se protegeram da doença, enquanto em 2021 o número foi de apenas 71%. A Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações para Infância e Adolescência (Unicef), Fundação Bill e Melinda Gates e Rotary Internacional são grandes protagonistas na luta global contra a poliomielite.
Vacinas como poliomielite estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde de Votuporanga, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3