Mestres e doutores terão entre 10 e 12 meses para execução da pesquisa; os artigos serão publicados na Revista Unifev: Ciência e Tecnologia.
Na quarta-feira (14.dez), a Unifev realizou uma cerimônia, no auditório do Campus Centro da Instituição, para apresentar oito docentes selecionados para participar de seu programa de iniciação científica.
O objetivo é incentivar a pesquisa acadêmica por meio de projetos de professores e pesquisadores, necessariamente titulados como mestres ou doutores, nas áreas de atuação: Biológicas e Saúde, Humanas e Sociais, Exatas e Tecnológicas.
Cada projeto, com duração entre 10 e 12 meses de execução, poderá ter até dois alunos, e a pesquisa será publicada na Revista Unifev: Ciência e Tecnologia. Além disso, os pesquisadores deverão participar do Congresso de Iniciação Científica (UNIC) e do Congresso de Professores da Unifev.
O reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, destacou a importância da atividade para a comunidade acadêmica. “Recentemente, efetivamos o retorno presencial do UNIC. Agora, com o fomento da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), por meio desse programa, vamos elevar ainda mais a pesquisa dentro da Instituição. Mais do que contemplados, vocês são influenciadores para outros professores e alunos”, destacou.
Em seguida, o coordenador de pesquisa da Instituição, Prof. Dr. Edson Roberto Bogas, apresentou o regulamento e sanou dúvidas em relação à execução dos trabalhos. Ao final, Bogas convidou os presentes a integrarem o Comitê de Ética e Pesquisa da Unifev.
Projetos e professores e aprovados:
“Pandemia e sintoma social: um diálogo possível”
Profa. Ma. Carol Godoi Hampariam
“A intergenericidade em anúncios publicitários”
Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune
“Vilas, estradas e rios na microrregião de Votuporanga/SP: uma retomada de olhares sobre as memórias no entre lugares”
Profa. Ma. Janaina Andréa Cucato
“Análise da potabilidade da água do rio São José dos Dourados: decorrente do uso de agrotóxicos nas plantações de cana-de-açúcar”
Prof. Dr. João Victor Marques Zoccal
“A estratégia da aprendizagem autodirigida como reforço à monitoria acadêmica para o ensino de habilidades e atitudes médicas”
Prof. Dr. Wagner Moneda Telini
“A paisagem como unidade de planejamento. Estudos metodológicos multiescalares para o planejamento e projeto urbanos com infraestrutura verde em cidade de porte pequeno”
Profa. Dra. Poliana Risso Silva Ueda
“Programação neurolinguística e linguagem corporal aplicados no tribunal do júri: como os elementos extrajurídicos são usados para sugestionar os jurados”
Profa. Ma. Marina Calanca Servo
“Pesquisa de estresse oxidativo na córnea de coelhos submetidos à enxertia interlamelar com o polímero poli (butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT)”
Profa. Ma. Aline Cardoso Pereira